Exposição

Pureza das crianças em mostra

O artista plástico Joel DUMara inaugura na segunda-feira a exposição “Sol da Infância”, às 19h30 no Shopping da Ilha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Obras são inspiradas em desenhos de crianças
Obras são inspiradas em desenhos de crianças (expo Joel)

SÃO LUÍS - A observação de uma criança percebe poesia em tudo e faz leitura de mundo com sensibilidade. Com essa essência e com base em desenhos de crianças, o artista Joel DuMara abre na segunda-feira (3), às 19h30, no Shopping da Ilha, a mostra “Sol da Infância - do papel à tela”.

Na mostra, o artista absorve a arte infantil e a transforma em um ciclo poético de desenhos iniciais que partem da imaginação das crianças, percorrem para o papel e mergulham na alma multicor do artista, sendo transformadas em obra de arte.

O artista plástico mantém, com fidelização, os traços, as formas e expressões impressas no papel e nas telas, a identidade dos desenhos individuais de cada criança do projeto realizado junto com a Escola Sagres. Para o artista, sentir a sensibilidade dos traços de cada criança foi o maior desafio para manter a marca pessoal e transmitir a delicadeza que o desenho proporcionava.

O projeto foi dividido em três etapas: na primeira, as crianças soltaram a imaginação com apoio dos professores e intervenções pedagógicas, elas foram estimuladas para o desenho, promovendo uma relação com ela mesma, com o outro e com as suas observações e leituras de mundo. Na segunda etapa, a mostra consistiu na exposição de obras sob o olhar do artista plástico Joel DuMara que, a partir dos desenhos iniciais, fez sua releitura retratando os desenhos realizados pelas crianças em forma de obras de arte.
Na terceira etapa, as telas produzidas se transformam em ilustrações que irão compor histórias de um livro.

O lançamento deste fortalecerá ainda mais as obras já produzidas pelas crianças. O livro será utilizado como paradidático. As histórias estão sendo desenvolvidas pela escritora de literatura infantil maranhense Sharlene Serra.

Do projeto, participaram crianças de 4 a 7 anos do Centro Educacional Sagres. A escolha se deu mediante a fase inicial das ilustrações, o processo de construção e abstração, as garatujas, os emaranhados de traços do imaginário infantil.

Para a escola, o ato de criar envolve tanto criatividade como a necessidade do pensar, possibilitando o desenvolvimento de inteligência não apenas artística, mas também quanto a coordenação motora, autoestima, olhar crítico e a própria emoção do aluno, captada a partir da construção do desenho. l

Saiba mais

Como tudo surgiu a ideia deste projeto

O projeto nasceu inicialmente do olhar, não do artista, mas do pai da Joana. Naquele momento de observação para com sua filha Joana, Joel Dumara percebeu a forma como a sua relação com o desenho, e como ela retrata a sua leitura de mundo. Percebeu a poesia existente no emaranhado de traços infantis. A partir do momento que o artista encontra a possibilidade de recriar a arte mediante uma proposta de se absorver do imaginário infantil, ele buscou o Centro Educacional Sagres para ser parceiro deste projeto, da qual será o ponto de partida de todo o processo.

SERVIÇO:

O quê: Exposição de arte Sol da Infância: do papel à tela

Quando: Segunda-feira, às 19h30

Onde: Shopping da Ilha – Piso L4

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.