Evento

Parada do Orgulho LGBT: 15 anos de lutas e vitórias

Evento vai ocorrer no período da tarde deste domingo (2), com atrações diversificadas, e deve reunir mais de 50 mil; concentração é no Desterro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Parada aconteceu no ano passado no Centro Histórico, onde volta a ser realizada este ano, com saída no Desterro
Parada aconteceu no ano passado no Centro Histórico, onde volta a ser realizada este ano, com saída no Desterro (Parada LGBT)

Quinze anos de luta e conquistas. Este é o tema deste ano da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Luís, organizado pelo grupo Gayvota. O evento deve reunir mais de 50 mil pessoas, será realizado neste domingo (2), no Centro Histórico. A concentração começa às 15h, atrás do Convento das Mercês, no bairro Desterro, tendo como ponto final a Praça Maria Aragão, onde vão ocorrer shows, entre performances de transformistas e apresentações de DJs.

“Queremos apenas os nossos direitos garantidos e respeito, pois somos cidadãos”, afirmou um dos coordenadores do evento, Carlos Garcia. Ele frisou que a parada LGBT é sempre marcada pela alegria e irreverência, mas a deste ano será diferenciado, com o discurso de combate ao preconceito, e vai mostrar e alertar a população sobre os direitos que as lésbicas, gays, bissexuais e transexuais já conquistaram ao longo dessas últimas duas décadas.

Lei
Um desses direitos foi a aprovação pelo Senado Federal e a Câmara Federal da Lei 122/06, que tornou crime a Homofobia, que é definida como o preconceito, ódio e a aversão que determinados grupos e pessoas sentem contra a população LGBT (Lésbica, Gay, Bissexual e Transformistas).

Segundo Carlos Garcia, outra conquista foi o direito das transexuais e transformistas poderem usar o seu nome social na Carteira de Identidade, no título de eleitor e participarem de concurso público. Também há uma equipe de saúde, no Hospital Presidente Dutra, no centro, para orientar o grupo LGBT, principalmente, na orientação do uso de hormônio e mudança de sexo.

Atividades
Carlos Garcia informou que, durante os dias antecedentes ao evento, ocorreram várias atividades para discutir os direitos e as conquistas do LGBT. Uma delas foi a entrega da oitava edição do Troféu Gayvota em Direitos Humanos, ocorrida na noite do último dia 28, no Teatro Alcione Nazaré, no Centro Histórico.

Também ocorreu um seminário, no dia 28, na sede do Convento das Mercês, no Desterro, que reuniu representantes da Secretaria Estadual da Saúde, da Mulher, do grupo Gayvota e ativistas, como também simpatizantes. Na noite da última sexta-feira, foi realizado na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, o encontro de DJs.

Estrutura
Carlos Garcia ainda ressaltou que o evento deste ano vai contar com vários trios elétricos, e muitos deles enfeitados com as cores do grupo LGBT, como ainda a presença de artistas locais e DJs. A maioria deles transformistas e transexuais. Os participantes vão ser embalados pelo hip hop, rock, dance music e até mesmo pelo ritmo do Maranhão. “A nossa festa é multifacetada com vários ritmos e para um público bem diversificado”, declarou Carlos Garcia.

A parada vai contar com a presença de policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para proporcionar a sensação de segurança. Em relação ao local do evento, Carlos Garcia informou que pela segunda vez a parada é realizada no Centro Histórico devido à acessibilidade. Anteriormente, ocorria na Avenida Litorânea.

Público
Marcos Costa, de 29 anos, afirmou que ainda não perdeu uma parada LGBT em São Luís e neste ano já participou da parada de São José de Ribamar. Para ele, esse evento é uma forma de chamar a atenção da população e do Poder Público que existe LGBT na cidade e almeja direito e respeito.

O empresário Antônio Silva, de 45 anos, declarou que mora em Timon e está na capital para participar desse evento. “Devemos respeitar esse público e todos somos cidadãos”, afirmou Antônio Silva.

O cabeleireiro Sílvio Marcos, de 27 anos, já preparou a sua fantasia para ir ao evento. “A minha fantasia tem uma função: denunciar o preconceito que ainda há na sociedade em relação ao gay, lésbica, transvestis e transexuais”, desabafou Sílvio Marcos.

Serviço

O que: 15ª Parada do Orgulho LBGT

Quando: Domingo – dia 2 de setembro

Onde: A concentração a partir das 15h, atrás do Convento das Mercês, no Desterro

Atrações: Shows com artistas locais, djs e dentre outras

Realização: Grupo Gayvota

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.