Campanha

Ex-presidente aparece em primeira inserção eleitoral na televisão

Vídeo de Lula teve 30 segundos e mostrou imagens de arquivo do petista numa entrevista a uma rádio; no vídeo, Lula diz que “o povo não é bobo”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
PT colocou vídeo de Lula no ar no primeiro dia de campanha na TV
PT colocou vídeo de Lula no ar no primeiro dia de campanha na TV (Lula)

BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato, e o seu candidato a vice e possível substituto na chapa, o ex-prefeito Fernando Haddad, são os protagonistas da primeira inserção da campanha presidencial do PT, que vai ao ar às 6 horas de hoje.
O filme de 30 segundos mostra imagens de arquivo de uma entrevista de Lula a uma rádio. "O povo brasileiro não é bobo", diz o ex-presidente, que, em seguida, enumera pontos positivos de seus governos.
Nos segundos finais, Haddad aparece falando de frente para a câmera, enquanto caminha no meio de uma multidão. As imagens foram gravadas durante o ato que reuniu manifestantes na frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para o registro da candidatura de Lula, no dia 15 de agosto. "Eu sou Fernando Haddad, candidato a vice-presidente de Lula", diz o ex-prefeito de São Paulo.
A ideia é popularizar o nome de Haddad, ainda desconhecido da maioria dos eleitores de Lula, e, ao mesmo tempo, destacar o período de bonança durante os governos do ex-presidente. O grande desafio da comunicação petista neste início de campanha é tentar transferir os votos de Lula, líder nas pesquisas, para Haddad sem deixar transparecer que o discurso de manutenção da candidatura do ex-presidente é apenas uma estratégia eleitoral.

TSE
O TSE iniciou ontem o julgamento do registro de candidatura do ex-presidente (até o fechamento desta edição o julgamento não havia sido concluído). O PT pretendia ontem mesmo se reunir logo após o julgamento para avaliar se anteciparia a substituição de Lula por Haddad, em caso de indeferimento do registro. Advogados eleitorais do ex-presidente têm se reunido com a equipe de comunicação da legenda para traçar dois cenários possíveis.
No primeiro deles, sem um impedimento da Corte Eleitoral, Lula será o protagonista dos programas. Caso contrário, a imagem do ex-presidente será usada nos 25% de tempo do horário eleitoral que, pela legislação, não deve, obrigatoriamente, ser destinado à chapa de candidatos. Na segunda hipótese, o PT deve adotar uma narrativa em que Lula aparece como "vítima de perseguição" por parte da Justiça Eleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.