Editorial

Vacinação em Dia D

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Neste sábado, 1° de setembro, acontece o Dia D da campanha de vacinação contra pólio e sarampo. É também o último dia da ação intensificada para imunização do púbico alvo, o que não quer dizer que essas vacinas não estarão mais à disposição da população posteriormente. Elas ainda poderão ser encontradas nos postos de saúde, mas não em grande oferta, como durante o período da campanha, promovida pelo Ministério da Saúde e Prefeitura de São Luís.

A capital maranhense começou a campanha de imunização da população contra pólio e sarampo 15 dias antes de iniciada a campanha nacional, ou seja, no dia 23 de julho e entre as ações promovidas para que São Luís alcançasse a meta de vacinação definida pelo ministério, estão o aumento da quantidade de salas de imunização com a disponibilização do serviço em alguns locais públicos, reforçando, desta forma, a estratégia colocada em prática deste o início da campanha que começou na capital 15 dias antes da mobilização nacional. A Prefeitura realizou ainda o Dia D Municipal de Vacinação e participou do Dia D Nacional da mobilização. No dia 1° será o terceiro dia D de campanha em São Luís.

Mais de 60 mil crianças estão aptas para serem imunizadas na capital maranhense, na faixa etária de 1 ano a menores de 5. A intenção é que pelo menos 95% desse público-alvo deva ser vacinado até sábado. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mostram que a cobertura vacinal contra a pólio na capital maranhense está em cerca de 68%, e contra o sarampo, em mais de 66%.

A vacinação está disponível nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, Dia D, as UBS estarão abertas pela manhã, das 8h às 12h, para receber o público-alvo da campanha nacional. A população vai contar também com equipes de vacinação nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha, das 15h às 19h na sexta-feira (31) e sábado (1º).

A vacina é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia também não devem se vacinar.

O sarampo pode ser transmitido pelo contato com secreções e é altamente contagioso. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração da pessoa. A contaminação ocorre por contato fecal-oral, objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.