Direito

Professor da Faculdade de Direito de Coimbra lança livro em SL

"Escravidão e leis no Brasil", do professor Ibsen Noronha, será lançado nesta sexta-feira, 31, às 19h, na UNDB

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29


O professor Ibsen Noronha, da Universidade de Coimbra, está em São Luís para ministrar curso sobre a História do Direito Luso-Brasileiro. O evento ocorre até esta sexta-feira, 31, quando ocorrerá também o lançamento de seu livro "Escravidão e leis no Brasil", editado pela Livraria Resistência Cultural Editora, que convidou o autor. O lançamento será às 19h, na Universidade UNDB (Renascença).

Ibsen Noronha é mestre em Direito pela Universidade de Coimbra em Ciências Jurídico-Históricas (2004), com a dissertação "Aspectos do Direito no Brasil Quinhentista – Consonâncias do Espiritual e do Temporal". A tese foi galardoada com o prêmio Doutor Guilherme Braga da Cruz, instituído pela Fundação António de Almeida.
Foi regente da cadeira de História do Direito Brasileiro na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB – nos anos de 2009 e 2010. Foi regente da disciplina Introdução ao Direito na UDF – Centro Universitário do Distrito Federal – entre 2005 e 2008; assumiu a regência da disciplina de História da Filosofia do Direito – entre 2008 e 2010.
Serviu no Senado da República Federativa do Brasil (Brasília) junto à UNILEGIS (Universidade do Legislativo Brasileiro) como assessor do vice-reitor ministro Carlos Fernando Mathias de Souza, de agosto de 2010 a janeiro de 2011.
Atualmente é doutorando (desde 2013) e assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (desde de 2011) na secção de Ciências Jurídico-Históricas, nas cadeiras de História do Direito Português e Direito Romano. Regente na Licenciatura em Administração Público Privada, da cadeira de História da Administração Pública (desde o ano lectivo de 2012-13). Também é regente da recém-criada cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro (2016-17).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.