COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
JOSÉ Domingues Neto e Danielle Vieira ao lado Karla e o Chef Assis Teixeira, proprietários do badalado restaurante Domus Itálica em Vila Velha (ES)
JOSÉ Domingues Neto e Danielle Vieira ao lado Karla e o Chef Assis Teixeira, proprietários do badalado restaurante Domus Itálica em Vila Velha (ES)

Amizade e gastronomia no Espírito Santo
Considerado atualmente um dos cinco melhores restaurantes do Espírito Santo, o Domus Itálica, especializado em culinária italiana mediterrânea, é comandado com maestria pelo Chef Francisco Assis Goltzman Teixeira, que herdou da mãe de descendência romena judaica a paixão pela gastronomia.
Mas vale lembrar que antes de ser um aclamado Chef e restauranteur em terras capixabas, Assis Teixeira residiu em São Luís, juntamente com a esposa Karla e os filhos.
Entre nós, o casal teve atuação marcante durante muitos anos no setor de turismo, com a agência Sunset Turismo.
Nesta semana, Karla e Assis Teixeira recordaram os bons tempos vividos no Maranhão ao receberem a visita do casal amigo Danielle Vieira e José Domingues Neto que, de passagem por Vitória, provaram e aprovaram as delícias do moderno e sofisticado restaurante que fica ao lado do Shopping Praia da Cosa, em Vila Velha

O CARDIOLOGISTA José Bonifácio Barbosa está de volta a São Luís, após participar do Congresso ESC 2018, em Munique, na Alemanha, juntamente com grandes profissionais da área que sempre buscam atualização em suas especialidades médicas. Na foto, da esquerda para a direita, os médicos José Ribamar Costa (São Paulo), Benicio Parentes de Sampaio (Teresina-PI), Alexandre Abizaid (São Paulo), José Bonifácio Barbosa (Maranhão) e Paulo Márcio Sousa Nunes (Teresina-PI)
O CARDIOLOGISTA José Bonifácio Barbosa está de volta a São Luís, após participar do Congresso ESC 2018, em Munique, na Alemanha, juntamente com grandes profissionais da área que sempre buscam atualização em suas especialidades médicas. Na foto, da esquerda para a direita, os médicos José Ribamar Costa (São Paulo), Benicio Parentes de Sampaio (Teresina-PI), Alexandre Abizaid (São Paulo), José Bonifácio Barbosa (Maranhão) e Paulo Márcio Sousa Nunes (Teresina-PI)

Último adeus
O mundo artístico está com suas atenções voltadas na manhã de hoje para as cerimônias fúnebres da Rainha do Soul, Aretha Franklin.
Será um funeral privado, em Detroit, no Michigan, mas com transmissão ao vivo pela internet, para homenagear o ícone
da música norte-americana que morreu no dia 16 de agosto.
A cantora que marcou a minha geração será enterrada numa cidade em que não nasceu, mas à qual tinha uma enorme e fortíssima ligação: vinda de Memphis, no Tennessee, foi em Detroit que começou, ainda criança, a cantar na New Bethel, a igreja batista de que o pai era um carismático pastor.

Último adeus 2
O corpo da cantora – vestida com uma roupa vermelha e usando sapatos vermelhos de saltos altos que ficarão como um inusitado, e inconfundível, testamento – está desde esta terça-feira em câmara ardente no museu Charles H. Wright de História Afro-Americana.
Hoje, o corpo ficará na igreja de New Bethel, a mesma em que a cantora começou sua carreira da cantora começou, e onde a cerimônia será mais restrita.
Na noite de hoje, o Chene Park receberá um concerto de tributo a Aretha Franklin, dividido pelas várias fases e gêneros musicais da sua carreira, no qual atuarão nomes emblemáticos da música americana.
Marcarão também presença, como oradores, a ativista Angela Davis e Louis Farrakhan, o líder da Nation of Islam.

Último adeus 3
Ao contrário dos outros eventos, o funeral, que se realizará no templo Greater Grace, é privado, mas será transmitido ao vivo pela Internet, via Associated Press, e nas estações de televisão de Detroit. A CNN transmitirá alguns flashes – e se isso parece pouco, é preciso lembrar que há numerosos convidados e a estimativa dos responsáveis é de que o evento dure sete horas.
Antes do início da cerimônia, espera-se que estacionem em frente à igreja mais de cem Cadillacs cor-de-rosa, o icônico carro de fabricação local sobre o qual Aretha cantou em Freeway of Love, de Who’s Zoomin’ Who?, álbum de 1985.
Por fim, quando todas as homenagens tiverem terminado, Aretha Franklin será enterrada no cemitério de Woodlawn, onde está sepultada parte da família de uma das vozes mais aplaudidas de todos os tempos da música americana.

Lugares no avião
Uma pesquisa da Expedia revelou que 75% dos brasileiros preferem viajar na janela quando embarcam em um avião. A média global é alta, mas menor do que a nossa: 65%.
Basta conversar com um passageiro médio para entender o porquê dessa predominância: Não ser atrapalhado pelos outros quando eles querem se levantar; ver a paisagem e acompanhar visualmente a decolagem e o pouso; é mais fácil encostar a cabeça e dormir.
O mesmo estudo mostrou que, no Brasil, 20% preferem o corredor - de onde o desembarque tende a ser mais rápido. Os outros 5%, a poltrona no meio. Possivelmente, pais ou mães que viajam com dois filhos.

Não há o que não haja
Relações marcadas pela desconfiança e pela falta de diálogo estão impulsionando o crescimento do uso de aplicativos. Já tem até ferramentas que permitem conferir o registro de fotos enviadas do celular do parceiro ou parceira. Dependendo da plataforma - e da disposição de pagar por ela -, é possível ver as mensagens enviadas no chat do Facebook e até gravar os telefonemas que o outro faz. Em tempo real.

TRIVIAL VARIADO
Ana Lúcia e Amaro Santana Leite botaram o pé no jato ontem e voaram para o Rio de Janeiro. Chegaram a tempo de participar, hoje, da comemoração dos 72 anos do irmão dela, Murilo Albuquerque.

Justiça seja feita: nenhum entrevistador das redes nacionais de TV conseguiu pôr Jair Bolsonaro contra a parede. Com sua lógica própria, transforma o limão em limonada.

Se Lula mantiver a candidatura até a metade de setembro, mesmo com decisão contrária do Tribunal Superior Eleitoral, hoje, o substituto Fernando Haddad participará de apenas dois debates em rede nacional de TV.

Augusto e Karla Patrícia Diniz (leia-se TVN), amanhecem hoje em Nova York, onde ela aproveita para comemorar sua nova idade no próximo domingo. Com eles, foi o casal Ruy Vilas Boas.

A família do Comandante Washington Viégas já decidiu onde será a Missa de Sétimo Dia do seu falecimento: Igreja de São João, no Centro, às 9h30 deste domingo.
Opinião geral: a campanha eleitoral só ficará completa quando uma emissora de TV convidar Jair Bolsonaro e Ciro Gomes para um programa de perguntas e
respostas diretas, dispensando a participação de mediador.

Não se sabe em que órbita giram, mas a verdade é que a maioria dos candidatos segue a rotina de décadas: promete muito sem apontar a origem dos recursos. Para cumprir, haverá necessidade de novos financiamentos e aumento da dívida.

DE RELANCE

Tributo a Michael Jackson
Michael Jackson, o Rei do Pop, fez 60 anos no último dia 29. Mas este é o nono ano em que seus fãs, espalhados pelo mundo, prestam homenagens no mês de agosto a um ídolo dolorosamente ausente. São Luís recebe em dezembro deste ano, o Tributo ao Rei do Pop feito pelo paulista Rodrigo Teaser, reconhecido pela Sony Music, e que foi convidado em 2003 para representar a América Latina no show 30th Years of Magic, em homenagem a Michael Jackson, em Nova Iorque onde o próprio esteve presente.

Tributo a Michael Jackson 2
Com um show de duas horas de duração com banda, Teaser passeia pela carreira de Michael Jackson desde o grupo The Jackson 5 à canção lançada postumamente (em 2014) Love never felt so good, parceria com Justin Timberlake. Fã de MJ desde a infância, Teaser fez sua primeira apresentação como cover aos 9 anos, em programas de TV e prestou uma recente homenagem ao rei do pop no Encontro com Fátima Bernardes. O show inédito na capital maranhense será no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com produção da empresa paulista Route Eventos.

Estratégia inusitada
Sem entrar em detalhes, o escritor Paulo Coelho contou pelo Twitter que seu mais recente livro, Hippie, não será publicado na Venezuela. Para garantir que os leitores venezuelanos tenham acesso à obra, adotou uma estratégia inusitada: abriu mão dos direitos autorais e liberou a impressão do livro de forma paralela.

Campeonato em São Luís
É grande a expectativa para o início da quarta edição do Iron Macho Extreme, evento criado no Ceará e que reunirá kitesurfistas de todo o Brasil e fará com que os participantes tenham um verdadeiro teste de superação e força. A partir do dia 1° de setembro, o evento percorrerá um roteiro por três estados do Nordeste: Piauí, Ceará e Maranhão. No total, serão mil quilômetros de percurso e 105 praias paradisíacas. O encerramento acontecerá no dia 30 de setembro e será aqui no Maranhão, na casa de eventos Visão e Perfil.

Mendigam até a exaustão
Costumam dizer que 50 por cento das prefeituras não possuem receita própria, sobrevivendo apenas de repasses federais e estaduais. Está aí uma das distorções brasileiras. Para começar, todo o dinheiro que abastece os cofres dos Estados e da União é recolhido nos municípios. Para retornar, prefeitos e vereadores precisam formar caravanas às capitais e a Brasília de chapéu na mão. Mendigam até a exaustão. É humilhante.

Falta pressão
No assunto: a centralização dos recursos demonstra o erro até agora insanável. Só num regime imperial existe distribuição tão injusta do dinheiro recolhido por meio de impostos. Caberia ao Senado e à Câmara dos Deputados forçarem o governo federal a rever o critério que, em última análise, prejudica as populações. Deveria ser um dos assuntos discutidos na recém iniciada campanha eleitoral.

MEC e Livros infantis
Sobre a polêmica dos livros infantis defendendo o debate sobre homossexualidade para crianças a partir dos 6 anos e o desmentido do MEC (Ministério da Educação) de que teria distribuído estas publicações na rede escolar, Bolsonaro foi enfático: “o MEC está mentindo. Estes livros foram distribuídos para bibliotecas das escolas. Eu encontrei em escolas do interior. O MEC comete uma canalhice”.

Aumenta despesa com saúde
Um estudo publicado pelo Valor Econômico mostra que os municípios brasileiros assumem fatia cada vez maior dos gastos com saúde. É o que mostra o estudo inédito “O sistema de saúde brasileiro em encruzilhada: progresso, crise e resiliência”, publicado pela BJM Saúde Global. O empenho feito pela União nos serviços de saúde passou de 50,47% dos recursos, em 2003, para 41,45%, em 2016. Enquanto a parcela atribuída sobre municípios foi de 25,57% para 33,04%, no mesmo período.

Para escrever na pedra:
“Nem sabemos nem o que fazer com esta curta vida e já desejamos outra que seja eterna”.
De Anatole France, escritor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.