PROJETO

Painel mostra investimentos em projetos sócio-culturais

Momento foi de reconhecimento aos beneficiados com investimentos feitos pela Alumar e parceiras; empresa ajudou, com 6,2 milhões, a desenvolver 33 projetos comunitários

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Foi realizado durante a manhã de ontem (30), no Hotel Luzeiros, o 5º Painel Comunitário no qual a Alumar e o Instituto Alcoa apresentaram um balanço dos investimentos direcionados a 33 projetos socioculturais realizados por comunidades de São Luís, entre os anos de 2012 e 2016. No total, R$ 6.2 milhões foram investidos.

De maneira expressiva, com contínuos investimentos e enxergando a possibilidade de contribuir social e culturalmente para comunidades marginalizadas da capital maranhense, a Alumar, em conjunto com o Instituto Alcoa do Brasil e Alcoa Foundation, tem investido e se empenhado para ajudar a concretizar projetos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Desenvolver projetos sociais, estar junto às comunidades ajudando onde é preciso, está enraizado na cultura Alumar; é algo nosso desde que nos instalamos em São Luís há 40 anos. A sensação que temos é de contribuir para o crescimento da sociedade fazendo-a superar suas dificuldades, além de ser este, também, o nosso principal objetivo”, enfatizou o diretor da Alumar, Helder Teixeira.

Durante quatro anos, no período entre 2012 e 2016, a Alumar e suas parceiras beneficiaram e valoraram, diretamente, 33 projetos sociais e culturais, ajudando mais de 100 mil pessoas. Um dos projetos que obteve o investimento da Alumar e conseguiu ajudar, no período de três anos, mais de 60 mil pessoas, desde que recebeu o benefício, foi o projeto de Aquisição de Raio-X - Digital pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís.

“Na Apae de São Luís, desenvolvemos atendimento na área da saúde, além de outros dois pilares: educação e assistência social. Em 2015, tínhamos um problema com o nosso aparelho de Raio-X, foi, então, que fizemos um projeto e encaminhamos à Alumar, e tivemos a oportunidade, graças à aprovação da empresa, de adquirir um novo equipamento. Vinte mil pessoas, mensalmente, são beneficiadas com exames de melhor qualidade hoje, com essa ajuda que nos foi dada”, contou o presidente da Apae - São Luís, Varderlan Rolim.

Bons frutos
A missão da Alumar, da Alcoa Brasil e Foundation, durante esses quatro anos, foi atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de comunidades de São Luís, promovendo, entretanto, uma educação global e favorecendo o crescimento intelectual, despertando potências e contribuindo com a integração social e desenvolvimento humano.

Por meio desse incentivo da empresa direcionado a determinados projetos, está sendo possível garantir, ainda, o cumprimento de políticas sustentáveis, para o desenvolvimento comunitário, de forma a articular ações de assistência social,
educação, saúde e defesa dos direitos das pessoas.

“Para o Instituto Alcoa, apoiar a Alumar é um motivo de muito orgulho, ainda mais no que diz respeito a projetos sociais
locais. A Alumar está sempre presente e sempre de olho nas necessidades da comunidade e sempre traz aqueles projetos que vão causar maior impacto social e que vão deixar, ainda, legado para as gerações futuras”, ressaltou o presidente do Instituto Alcoa, Fausto Cruz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.