Cartórios

Congresso reúne notários e registradores do Maranhão

Encontro, que prossegue nesta sexta,31, promove discussões sobre diversos temas, além de ser espaço de troca de conhecimentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS – Promover e fortalecer discussões sobre diversos temas que envolvem a área notarial e registral do país, além da troca de conhecimentos", é o objetivo do I Congresso de Notários e Registradores do Maranhão, que foi aberto ontem - e prossegue hoje, 31 - no Auditório Armando Gaspar – Sebrae Jaracaty, em São Luís. O evento reúne mais de 200 participantes.

“É um congresso que traz nomes de grande importância para a atividade notarial e registral no país, e para a Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão ( ATC) é um grande prazer porque temos a oportunidade de oferecer melhor capacitação para os titulares de cartórios do estado, de forma que a gente consiga prestar um serviço mais eficaz e célere e com segurança jurídica para a população do Maranhão”, afirmou o presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão, Thiago Estrela.

Conforme programação, ontem os participantes tiveram a oportunidade de conferir palestras com temas importantes como Independência Jurídica e Administrativa dos Notários e Registradores Públicos como o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Dip. Um dos temas abordados foi o Projeto Extrajudicial como Desafogo do Poder Judiciário com o tabelião de Protesto de Títulos e outros Documentos de Dívida na Comarca de Itamarandiba – MG, Carlos Londe. A Central de Informações do Registro Civil Nacional (CRC Nacional) também esteve presente no Congresso e foi representada pelo supervisor de operações da CRC Nacional, Humberto Briones. Outra palestra que aconteceu foi sobre a Responsabilidade Civil e Administrativa dos Notários e Registradores proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça e São Paulo, Luís Paulo Aliende Ribeiro.

Conquistas

Em 2015, os cartórios do Brasil foram eleitos uma das instituições mais confiáveis do país, segundo pesquisa realizada pelo Instituo Datafolha. A pesquisa confirmou a confiança que os usuários de cartórios têm, estabelecendo uma média de 7,6 com notas de 0 a 10. A pesquisa mostrou a mudança que está acontecendo na sociedade em relação às serventias extrajudiciais, pois os cartórios começaram a conquistar essa credibilidade com a população pela segurança jurídica transmitida ao longo dos anos através dos serviços oferecidos.

Sobre isto, o superintendente do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB – MA), Christian Carvalho, a média obtida se tratada do reflexo do trabalho desenvolvido pelos cartórios do estado. “Hoje, os cartórios do estado estão compostos de funcionários altamente capacitados para desenvolver as funções do cargo e isso reflete de forma direta para a confiança de quem utiliza o serviço. Temos trabalhado cada vez mais para atender de forma mais rápida e melhor os nossos usuários, buscando incessantemente a inovação e a desburocratização de pontos que já são considerados obsoletos”.

O evento é uma realização da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão, do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão, da Associação dos Titulares de Cartórios do Paraná e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão, com o apoio do Instituto de Estudos e Protesto de Títulos do Brasil – Seção Minas Gerais, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão , do Tribunal de Justiça do Maranhão, através da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e da Central Cartórios do Maranhão.

Saiba mais

Hoje, o estado dispõe de 281 serventias ativas no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.