Cartórios

São Luís sedia o congresso de notários e registradores do MA

Evento tem por objetivo promover e fortalecer discussões sobre os principais temas que envolvem a classe nos últimos tempos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - Acontece hoje e amanhã no auditório Armando Gaspar no Sebrae Jaracaty, em São Luís,o I Congresso de Notários e Registradores do Maranhão. O encontro tem como objetivo reunir os notários e registradores do Maranhão para promover e fortalecer discussões sobre os principais temas que envolvem a classe nos últimos tempos, além de abrir espaço para a troca de conhecimentos com grandes nomes da área notarial e registral do país.

O presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão, Thiago Estrela, diz que o encontro é um momento extremamente relevante para a classe notarial e registral do Estado do Maranhão. “Será uma grande oportunidade de discutir diversos assuntos importantes para as serventias extrajudiciais e a sociedade em geral. O encontro trará grandes nomes da área notarial e registral do país para a capital maranhense, possibilitando a troca de experiências e o fortalecimento da atividade.”, afirmou.

Hoje, primeiro dia do evento, os participantes terão a oportunidade de conferir palestras com temas importantes, como a Independência Jurídica e Administrativa dos Notários e Registradores Públicos como o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Dip. Outro tema abordado será o Protesto Extrajudicial como Desafogo do Poder Judiciário com o tabelião de Protesto de Títulos e outros Documentos de Dívida na Comarca de Itamarandiba no Estado de Minas Gerais, Carlos Londe. A Central de Informações do Registro Civil Nacional (CRC Nacional) também estará no Congresso e será representada pelo supervisor de operações da CRC Nacional, Humberto Briones. Outra palestra que acontecerá no evento é sobre a Responsabilidade Civil e Administrativa dos Notários e Registradores proferida pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Luis Paulo Aliende Ribeiro.

Amanhã, último dia do congresso, serão proferidas palestras com temas sobre Usucapião Extrajudicial com o Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Oficial de Registro de Imóveis no Estado de São Paulo, Leonardo Brandelli; sobre Gestão de Serventias Extrajudiciais, com o administrador com mestrado em Engenharia de Produção, Rodrigo do Nascimento Moraes; sobre o Papel dos Notários nas transações de embarcações, com Gustavo Dal Molin - sétimo tabelião de notas e oficial de registro de contratos marítimos de São Luís-MA. Haverá ainda palestra com desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Vicente de Abreu Amadei, que falará sobre Loteamentos Irregulares. E para finalizar haverá o lançamento do livro do desembargador do Estado de São Paulo, Ricardo Dip.

Para Christian Carvalho, superintendente do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão, o evento será um grande momento para os notários e registradores do Maranhão compartilharem conhecimentos e fortalecer cada vez mais a classe. “Esse congresso representa a união das associações, juntamente com o Tribunal de Justiça, através da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão, para fortificar cada vez mais a área notarial e registral no Estado”, afirmou.

Nos dias do congresso, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos com estudiosos renomados da área notarial e registral do país e aprimorar cada vez mais os serviços extrajudicias oferecidos a sociedade.

O evento é uma realização da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão, do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão, da Associação dos Titulares de Cartórios do Paraná e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão, com o apoio do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Minas Gerais, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão, do Tribunal de Justiça do Maranhão, através da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e da Central Cartórios Maranhão.

SERVIÇO
O Que
: I Congresso de Notários e Registradores do Maranhão

Onde: Auditório Armando Gaspar - Sebrae Jaracaty, em São Luís

Quando: Hoje amanhã, das 8h às 18h.

Mais

Os cartórios do Brasil foram eleitos uma das instituições mais confiáveis do país, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no final do ano de 2015. A pesquisa foi realizada em grandes capitais do País como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Segundo a pesquisa Datafolha, a confiança dos usuários com os cartórios chega com média de 7,6, com notas de 0 a 10, à frente de instituições públicas como Correios, Ministério Público e Forças Armadas. A pesquisa mostra a mudança que está acontecendo na sociedade em relação às serventias extrajudiciais, pois os cartórios começaram a conquistar essa credibilidade com a população pela segurança jurídica transmitida ao longo dos anos através dos serviços oferecidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.