COLUNA

São Luís e o Senado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Assim como a disputa pelo Governo do Estado, a eleição para o Senado também tem algumas particularidades em São Luís, a capital maranhense. Neste aspecto, com uma candidata que disputou uma eleição de prefeita há menos de dois anos, natural seria que ela estivesse à frente da disputa, como recall daquele ciclo eleitoral. Mas a realidade dos números mostra outra coisa.
O senador Edison Lobão (MDB) e o deputado federal Sarney Filho (PV) conseguem liderar a corrida pelo Senado, inclusive na capital maranhense. O respeito pela vida pública de Lobão e a vida sem mácula de Sarney Filho dão aos dois uma forte capilaridade entre os ludovicenses.
E não é de surpreender. A ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que encabeça a chapa de Lobão e Filho, disputou a última eleição em 2010, há oito anos, portanto. Naquele pleito, venceu em primeiro turno os dois candidatos da então oposição, com uma espécie de capote em São Luís. Detalhe, Jackson já havia tido três mandatos de prefeito e Dino, disputado a Prefeitura dois anos antes.
A performance de Sarney Filho e de Lobão mostra a consolidação do grupo político da ex-governadora na capital maranhense. Consolidação que vem sendo desenhada há décadas, e que só agora passa a ser vista mais consistentemente pelo eleitor ludovicense. Talvez até pelo fato de que a cidade tem em Roseana uma espécie de “melhor prefeita dos últimos 30 anos”.
E só para lembrar: a senadora em questão no início do texto é Eliziane Gama (PPS). Ela começou com 60% a disputa em São Luís e acabou em quarto lugar em 2016.

Aluguel camarada I
Começa a chegar à Justiça o escândalo dos aluguéis camaradas, que marcou os últimos dois anos do governo comunista de Flávio Dino.
O Ministério Público de Contas viu uma organização criminosa montada para se apoderar de recursos públicos, envolvendo membros do Judiciário, do Ministério Público e do governo.
Resta agora ao conselheiro do Tribunal de Contas Edmar Cutrim determinar a “urgente auditoria no contrato” requerida pelos procuradores do caso.

Aluguel camarada II
O aluguel camarada que leva Dino às raias dos tribunais refere-se à antiga Clínica Eldorado, que se transformou no Hospital de Traumatologia e Ortopedia.
Mas há outros, entre eles o mais polêmico, que resultou no pagamento antecipado de 17 meses a um correligionário de Dino sem que o imóvel estivesse sendo usado.
Todas essas denúncias foram protocoladas em órgãos de investigação e controle; e começam agora a sair das gavetas para dar dor de cabeça ao comunista.

Sexista
Repercutiu mal a liberação de recursos milionários para as campanhas de Rubens Pereira Júnior e Márcio Jerry.
O problema maior é que o PCdoB, na distribuição das verbas, deixou de fora candidatas mulheres.
Fez lembrar o caso envolvendo a ex-vereadora Rose Sales, que deixou a legenda após ser diminuída pelo grupo de Márcio Jerry.

Revista no bolso
Nem chegou às bancas a revista IstoÉ com a denúncia relacionada ao pagamento de R$ 1,3 milhão do governo Flávio Dino a uma banquinha de mingau de milho.
A revista começou a circular sexta-feira passada em outras cidades, mas seus exemplares não foram encontrados em praticamente nenhuma banca da capital maranhense.
Apesar disso, leitores fiéis da IstoÉ e eleitores mais atentos puderam conferir a reportagem pela versão on-line da revista.

Pesquisas
Pelo menos três pesquisas de intenção de votos sobre a corrida eleitoral no Maranhão estão prestes a ser divulgadas.
A Econométrica e o DataIlha já foram registradas e devem ser anunciadas durante o fim de semana, em veículos vinculados ao governo Flávio Dino.
Já a do Instituto Escutec deve ser registrada nas próximas horas, para levantamento a ser divulgado até meados da semana que vem.

Mais dois
O Ibope deve realizar nova pesquisa no Maranhão na segunda quinzena de setembro, quando já estará em pleno andamento a propaganda eleitoral no rádio e na TV.
O instituto carioca deve fazer três pesquisas no primeiro turno, além de uma provável boca de urna às vésperas do pleito.
Caso se confirme o segundo turno, outros levantamentos já estão previstos.

DE OLHO
2,4 milhões de unidades consumidoras devem ser atingidas pelo reajuste na tarifa da energia elétrica no Maranhão, o que a Defensoria Pública está querendo impedir

E MAIS

• O desempenho do candidato presidencial do PSDB, Geraldo Alckmin, preocupa a campanha do senador Roberto Rocha, que apostava em sua ascensão para decolar no Maranhão.

• Não há nenhuma previsão de candidatos a presidente virem ao Maranhão nas próximas semanas, o que só deve ocorrer na segunda quinzena de setembro.

• Os comunistas maranhenses acusaram o golpe da revelação da coluna de que eles estão desprezando as decisões judiciais sobre delitos eleitorais continuados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.