Amor duradouro

No Vaticano, papa Francisco diz que divórcio se tornou ''moda''

''Dificuldades e problemas que as famílias atravessam não podem minar a importância da instituição familiar para a sociedade'', disse

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

VATICANO - 'O papa Francisco afirmou que o divórcio se transformou "em uma moda" quando o ideal para as famílias é a "unidade", durante a audiência-geral realizada ontem, na Praça São Pedro, no Vaticano.

“Nós nos esquecemos porque hoje está na moda nas revistas, nos jornais, falar assim: "Esse se divorciou desta". Mas, por favor, isso é uma coisa ruim. Eu respeito todos, devemos respeitar as pessoas, mas o ideal não é o divórcio, o ideal não é separação, o ideal não é a destruição da família. O ideal é a família unida”, declarou.

"As dificuldades e problemas que as famílias atravessam não podem minar a importância da instituição familiar para a sociedade, para a humanidade ou colocar em discussão a necessidade humana fundamental do amor duradouro", ressaltou.

O pontífice dedicou a audiência desta quarta a lembrar a viagem que fez à Irlanda no fim de semana para participar do Encontro Mundial das Famílias. Entre os momentos da visita, o papa relatou que deixou uma marca profunda o encontro com vítimas de abusos sexuais cometidos pelo clero no sábado,18, em Dublin.

“Em várias ocasiões pedi perdão ao Senhor por esses pecados, pelo escândalo e pelo sentimento de traição”, afirmou.

De acordo com o papa, os bispos irlandeses “seguiram um caminho sério de purificação e reconciliação com aqueles que sofreram abuso” e, com a ajuda das autoridades, estabeleceram “uma série de normas rigorosas para garantir a segurança dos jovens”.

Vários grupos de vítimas dos abusos cometidos pelo clero fizeram protestos durante a visita do papa.

Acusação contra o papa

A visita à Irlanda foi marcada pela denúncia feita por Carlo Maria Viganò, um antigo núncio (embaixador) do Vaticano nos EUA, que acusou o Papa Francisco de encobrir casos de abusos sexuais cometidos por um clérigo americano.

Viganò disse que ele mesmo informou Francisco de que Theodore McCarrick, ex-cardeal e ex-arcebispo de Washington, se relacionava sexualmente com jovens seminaristas. "Ele sabia, pelo menos desde 23 de junho de 2013, que McCarrick era um predador”, declarou.

Francisco disse que "não dirá uma palavra" sobre documento que tem 11 páginas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.