Precariedade

Ruas do Parque dos Nobres carecem de manutenção urgente

Vias estão com o asfalto desgastado, o que causa transtornos para pedestres e, principalmente, condutores que trafegam na área

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Buracos deixam via no Parque dos Nobres difícil de transitar; veículos e pedestres têm dificuldades
Buracos deixam via no Parque dos Nobres difícil de transitar; veículos e pedestres têm dificuldades (Parque dos Nobres)

É precária a pavimentação asfáltica de vias situadas no bairro Parque dos Nobres, em São Luís. Ontem, O Estado constatou que motoristas trafegam com dificuldades na área e devem reduzir a velocidade, para não danificar as peças dos veículos. A Rua dos Barões, a Rua Imperador e a via principal, a Rua dos Imperadores, são exemplos de que o problema está bem evidente.

“Trafego sempre aqui pelo Parque dos Nobres e é muito complicado essa situação. Não tem suspensão de carro que aguente. Faz aproximadamente um mês que troquei umas peças do meu veículo, que quebraram. Outras localidades de São Luís estão assim também”, relatou o taxista José Mota, enquanto desembarcava uma passageira na Rua Imperador.

O Parque dos Nobres é conhecido pela grande quantidade de casas de alto padrão, que chamam atenção de quem vai ao bairro. As ruas, em estado de abandono, contrastam com a qualidade dos imóveis. Um exemplo disso é a Rua dos Barões, com residências bem conservadas. Porém, o asfalto em desnível e alguns buracos dificultam a locomoção e o fluxo de veículos.

Na Rua dos Imperadores, via principal de acesso à comunidade Vila dos Nobres, o Governo do Estado iniciou uma intervenção no asfalto, mas apenas em um trecho. Um ponto dessa via, nas proximidades da Vila dos Nobres, está sem asfalto. Barro, buraco e esgoto estão expostos na via.

“Tem que ajeitar tudo. Não adian­ta mexer em uma parte e na outra, não. Os serviços ficam pela metade, acredito que para enganar a população e dizer que fizeram alguma coisa. Colocam a placa aí, mas não vemos resultado satisfatório”, disparou o vigilante Gleildson Fonseca.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, em nota, que está trabalhando em diversos bairros da capital, por meio do programa Asfalto na Rua, visando garantir a melhoria da infraestrutura de ruas e avenidas. E que as obras estão avançando gradativamente por toda a cidade e alcançam vias que nunca tinham recebido requalificação asfáltica. A secretaria frisou que, num primeiro momento, as obras priorizam os principais corredores viários e as ruas por onde o transporte público circula nos bairros, mas que os serviços serão estendidos para as demais vias. Ressalta que, diariamente, também realiza serviços de manutenção corretiva para acabar com deformações e fissuras nas vias, além de terraplanagem, construção e manutenção de calçadas, contenção de erosão, desobstrução de bueiros e galerias.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou, em nota, que, além da Rua dos Imperadores, as obras de pavimentação também serão realizadas na Avenida dos Nobres, no trecho entre a Avenida dos Africanos até a Rua Vicente Queiroga, resultando na melhoria do acesso aos bairros Parque dos Nobres, Parque Timbiras, Parque Pindorama e Bom Jesus.

A Sinfra reiterou que a pavimentação de ruas e avenidas é de responsabilidade das prefeituras municipais. No entanto, o Governo do Estado mantém de forma contínua ações que ajudam os municípios a melhorarem a mobilidade urbana.l

SAIBA MAIS

A precariedade na pavimentação asfáltica de vias é uma problemática social recorrente em São Luís. O mesmo caso acontece nas proximidades do Terminal de Integração da Cohama. Reportagem de O Estado, publicada dia 24 de junho deste ano, mostrou que os ônibus trafegam com muitas dificuldades na região e a cobertura asfáltica é quase inexistente. “Os ônibus só faltam virar quando transitam por aqui. Se o motorista não diminuir a velocidade, é complicado para os passageiros. Já tem, em média, quatro meses que estamos nessa situação. O asfalto está todo desgastado, mas até agora ninguém tomou uma providência”, relatou, na época, Francisco João Costa Mascarenhas, morador de uma rua nas proximidades do Terminal de Integração da Cohama.
De acordo com o Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), a má qualidade dos serviços de pavimentação e do material utilizado são as causas do problema no asfalto na capital maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.