eleições 2018

Roberto Rocha aponta aumenta do feminicídio no Maranhão

Candidato ao Governo pelo PSDB afirmou que pretende construir centros de acolhimento às mulheres vítimas de violência no estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Roberto Rocha é candidato ao Governo pelo PSDB
Roberto Rocha é candidato ao Governo pelo PSDB (Roberto Rocha)

O senador Roberto Rocha, candidato ao Governo pelo PSDB, apontou o aumento de feminicídio no Maranhão em mais de 130%. Ele apresentou proposta para a construção de centros de acolhimento às mulheres vítimas de violência e falou sobre o tema em seu perfil, em rede social.

“Infelizmente o feminicídio é uma realidade crescente em nosso estado. Em pesquisa divulgada em 2017 pelo IPEA, o índice de mulheres violentadas no Maranhão aumentou mais de 130% na última década. Vamos fazer mais e melhor pelas nossas maranhenses”, disse.

A proposta apresentada pelo candidato tucano consta no item 2.4.8 do Plano de Governo registrado na Justiça Eleitoral e em cartório, disponível no sistema de divulgação de candidaturas no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.

Em janeiro desse ano o Departamento de Feminicídio do Maranhão revelou, por meio de relatório, o aumento de casos de violência contra mulheres no estado.

De acordo com o relatório, 25 mortes de mulheres foram registradas em 2015. Em 2016 o número subiu para 28. No ano passado houve um salto gigantesco: 47 mortes foram registradas em todo o território estadual. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), contudo, registrou 50 casos.

Até o início do mês de junho deste ano, 20 casos de violência contra mulher já haviam sido catalogados pela SSP.

O levantamento, que também foi utilizado por Roberto Rocha como base para a apresentação de proposta, apontava que os números de assassinatos de mulheres no Maranhão são um dos mais altos do país.

Sem debate – Apesar de ter tratado do tema em rede social, o senador Roberto Rocha não chegou a abordar a proposta na Sabatina O Estado, na semana passada. Ele foi o terceiro entrevistado do programa, transmitido ao vivo pelo site de O Estado.

Nenhum dos demais candidatos entrevistados pela Sabatina O Estado [Ramon Zapata, Odívio Neto, Maura Jorge e Roseana Sarney], também falou especificamente sobre o problema, apesar de o tema Segurança Pública ter sido levantado em todas as entrevistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.