OPORTUNIDADE

Marinha do Brasil abre inscrições para Auxiliar de Praças

Inscrições podem ser feitas até 10 de setembro; 90 vagas estão destinadas ao concurso

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Concurso tem 90 vagas para auxilar de Praça
Concurso tem 90 vagas para auxilar de Praça (Marinha)

As inscrições para o concurso público de admissão ao Curso de Formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças (CP- CAP) de 2018, da Marinha do Brasil, encontram-se abertas de 20 de agosto a 10 de setembro. As inscrições podem ser feitas pela internet ou em postos físicos de Organizações Militares da Marinha.

O Corpo Auxiliar de Praças (CAP) destina-se, primordialmente, a suprir a Marinha com praças que ocupem cargos relativos às áreas de administração, hidrografia, informática, saúde e manutenção dos meios existentes, exercendo funções inerentes à carreira militar.

Os candidatos aprovados e classificados, farão Curso de Formação no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, e aqueles que obtiverem sucesso nas diversas fases do CP e, ao final deste, encontrarem-se classificados e selecionados dentro do número de vagas, realizarão o CF para o exercício de funções no Serviço Ativo da Marinha (SAM).

O CF tem o propósito de preparar o candidato para o exercício de funções, conforme as suas qualificações, atendendo à conveniência do serviço, por meio de capacitação que compreende o ensino militar-naval e o ensino profissional. Após a conclusão do Curso de Formação, as movimentações dos cabos serão realizadas de modo a atender às necessidades das Tabelas Mestras de Força de Trabalho (TMFT) dos Setores de Distribuição de Pessoal da Marinha do Brasil, em todo o território nacional.

São 90 vagas, sendo 11 reservadas para candidatos negros, para diversas especialidades, entre elas administração, contabilidade, enfermagem, mecânica, química, secretariado e telecomunicações.

O concurso é válido para ambos os sexos e os interessados devem ser brasileiros, ter menos de 25 anos de idade em 1º de janeiro de 2019 e ter concluído o curso técnico de nível médio, relativo à profissão que decidir concorrer.

O edital completo está disponível no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. As inscrições custam R$ 70,00 e podem ser feitas até o dia 10 de setembro, por meio de endereço eletrônico ou em uma das organizações militares da Marinha, que, no Maranhão, encontra-se na Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), no Departamento do Ensino Profissional Marítimo, localizada na Avenida José Sarney, no Complexo Jenipapeiro, Camboa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.