Libertadores

Cruzeiro tenta segurar vantagem contra o Flamengo

Raposa venceu a partida, por 2 x 0, no Rio de Janeiro, e joga com ampla vantagem sobre o adversário, hoje, em disputa por vaga nas quartas de final da Libertadores

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Mano Menezes comanda treino do Cruzeiro na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
Mano Menezes comanda treino do Cruzeiro na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. (MANO MENEZES FLAMENGO )

Rio de Janeiro - Apenas um vai estar nas quartas de final da Copa Libertadores. O Cruzeiro e o Flamengo disputam esta condição nesta quarta-feira, às 21h45(de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pelo confronto de volta das oitavas de final. A Raposa ganhou na ida, no Rio de Janeiro, por 2 a 0 e abriu uma considerável vantagem, precisando conter o ímpeto do adversário para atingir o seu objetivo. Quem avançar deste duelo entre Cruzeiro e Flamengo vai medir forças nas quartas de final com o vitorioso do embate entre Boca Juniors e Libertad do Paraguai, que duelam nesta quinta-feira, em La Bombonera, na Argentina. Na ida, o time argentino ganhou por 2 a 0, encaminhando a vaga.

O Rubro-Negro tem que ganhar por três ou mais gols de vantagem ou por dois gols de diferença, a partir de 3 a 1, se quiser se classificar, pois os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Se devolver os 2 a 0, os flamenguistas vão forçar a disputa de pênaltis. Qualquer outra situação favorece ao Cruzeiro, que prefere não "deitar" sobre a vantagem obtida na ida. “Gosto quando falam para meus jogadores que o Flamengo pode virar, pois isso é a pura realidade e diminui meu trabalho de tentar colocar isso na cabeça deles. Nós precisamos estar cientes de que nada foi conquistado ainda”, disse o técnico Mano Menezes.

Maurício Barbieri, comandante do Flamengo, usa a mesma opinião para deixar seus jogadores motivados. “No futebol, em um jogo entre duas grandes equipes como são Flamengo e Cruzeiro, qualquer coisa pode acontecer. Portanto, precisamos trabalhar com muita seriedade e em busca de um resultado positivo. Antes de pensar no gol, temos que criar chances. Trabalhar bola, conseguir espaços e aproveitar. A classificação é complicada, mas está ao nosso alcance se estivermos em um grande dia e colocarmos em prática aquilo que foi trabalhado. Embora, o respeito ao Cruzeiro sempre vai existir”, disse Barbieri.

Escalações

Em termos de escalação o Cruzeiro apresenta duas dúvidas na escalação. O lateral-direito Edílson, recuperado de edema na coxa direita, será reavaliado e se nada saentir antes do jogo ganhará a disputa com o volante argentino Lucas Romero, que vinha atuando improvisado no setor. Com um jejum de oito jogos sem balançar as redes, o centroavante argentino Hernán Barcos pode perder a vaga para o jovem Raniel.

Pelo lado do Flamengo, Maurício Barbieri vai manter a base que vem jogando, sem mudanças profundas.

As duas equipes fazem boas campanhas no Brasileirão, mas preservaram alguns titulares no fim de semana. O Cruzeiro derrotou o Fluminense por 2 a 1 no Mineirão e aparece na sexta posição com trinta pontos, 11 a menos que o Flamengo que, também em Belo Horizonte, só que na Arena Independência, ficou no empate por 2 a 2 com o América-MG, figurando na terceira colocação. O São Paulo lidera com 45 pontos.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO-BRA X FLAMENGO-BRA

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 29 de agosto de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Andres Cunha (Uruguai)
Assistentes: Nicolás Tarán (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai)

CRUZEIRO: Fábio, Lucas Romero (Edílson), Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves e De Arrascaeta; Hernán Barcos (Raniel)
Técnico: Mano Menezes

FLAMENGO: Diego Alves, Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Gustavo Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vitinho; Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.