Exposição

Releituras em imagens

Exposição “Retratos e Identidades do Liceu Maranhense” está em cartaz até o dia 14 de setembro na Galeria Trapiche Santo Ângelo e traz fotografias feitas por alunos daquela instituição de ensino público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Exposição recria fotografias clássicas
Exposição recria fotografias clássicas (ocupação trapiche)

SÃO LUÍS - Releituras de fotografias antigas de ícones da cultura mundial são a base da exposição “Retratos e Identidades do Liceu Maranhense”, mostra fotográfica de estudantes, fruto de um processo didático em arte-educação com alunos do ensino regular noturno daquela escola, realizado durante o ano de 2017. A exposição, que tem entrada gratuita, prossegue em cartaz até o dia 14 de setembro, na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande). A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

Durante o período em que estará em cartaz, uma série de atividades estão sendo realizadas. Como parte da programação da mostra, até amanhã os alunos do Liceu participarão do curso Fotografia em Pinhole, das 14h às 17h, coordenado pelo professor do Instituto Federal de Educação, Eduardo Cordeiro. No dia 5 de setembro, a professora de fotografia da Universidade Federal do Maranhão, Áurea Costa, fará uma palestra sobre o tema, às 14h. No dia 12, será realizada uma mostra de vídeos com temas relacionados com a história da fotografia, aberta ao público. O encerramento, no dia 14 de setembro, terá o debate “Imagem na Arte”, tema explanado pela professora Mônica Rodrigues, e performance com alunos do Liceu Maranhense.

Composta por 53 fotografias, a exposição traz a proposta de imergir os alunos nas artes visuais e fazer com que aprendam sua importância histórica. O trabalho é resultado de um projeto das professoras de arte Elma Ferreira e Ellen Viana e envolve mais de 120 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Liceu Maranhense.

Os organizadores explicam que a exposição faz um confronto com os dias atuais que apontam uma banalização da imagem, sobretudo, da fotografia. Com esse trabalho, que abrange desde a captação até o processo de revelação e reprodução de imagens, os alunos superam o ato de clicar ou apertar do botão da câmera com o intuito de registro ou de tirar a selfie, para assumir o desafio de reinventar, criar, mostrar novos olhares; para provocar o interesse do público.

A mostra apresenta imagens em preto e branco, que buscam refletir sobre a relação entre fotografia e educação. Foi concebida a partir de pesquisa histórica e da utilização de celulares e smartphones em sala de aula, levando os alunos a compreender a fotografia como uma expressão artística, assim como um resgate histórico na identidade de um povo.

Serviço

O quê

Exposição “Retratos e Identidades do Liceu Maranhense”

Quando

Até o dia 14 de setembro

Onde

Galeria Trapiche Santo Ângelo – Avenida Senador Vitorino Freire – Praia Grande (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande)

Visitação

De segunda a sexta-feira, das 14h às 19h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.