Perda

Morre Washington Viégas, que presidiu a Companhia Docas do Maranhão

Aos 87 anos, o ex-comandante da Capitania dos Portos do Maranhão era portador de Alzheimer; ele foi sepultado ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
O comandante Washington Viégas morreu ontem, aos 87 anos, em São Luís
O comandante Washington Viégas morreu ontem, aos 87 anos, em São Luís (Washington Viégas)

SÃO LUÍS - O ex-diretor presidente da Companhia Docas do Maranhão (Codomar) e ex-comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, o capitão de corveta Washington de Oliveira Viégas, 87 anos, morreu na manhã de ontem, 27, em um hospital particular de São Luís. Ele estava internado há mais de dois meses e era portador de Alzheimer.

O corpo de Washington Viégas foi velado ontem à tarde na sede da Pax União, no Centro, com a presença de familiares e amigos. O sepultamento ocorreu sob forte comoção no cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.

O ex-presidente da República, José Sarney lamentou a morte do amigo. “Meu companheiro de geração, o comandante Washington Viégas foi amigo de uma vida inteira. Grande maranhense, ele teve presença marcante na Marinha do Brasil e comandou, com extrema retidão a nossa Capitania dos Portos. Na reserva, se revelou um gestor exemplar no comando, durante décadas, da Codomar. Uma grande perda para o Maranhão”, declarou Sarney.

O jornalista de O Estado, Pergentino Holanda, disse que esta semana começou com um amargo sabor de despedida. “Washington Viégas foi um maranhense que teve brilho próprio, como militar, como executivo na vida pública, e como figura marcante na vida social deste estado. Um grande amigo que parte deixando um enorme vazio no seu vasto círculo de amigos e admiradores”, afirmou.

O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, lembrou que Washington Viégas esteve por muitos anos à frente da direção da Codomar e destacou também a sua atuação no comando da Capitania dos Portos. “Ele realizou excelentes serviços para o Maranhão”, afirmou Buzar.

Serviços

Washington Viégas teve participação marcante no desenvolvimento do estado. Ele comandou a Capitania dos Portos do Maranhão no período de 1965 a 1970 e, posteriormente, assumiu a direção da Codomar - sendo o primeiro o primeiro diretor-presidente em 1974.

Foi na gestão de Washington Viégas que foi assinado o convênio de delegação entre o Ministério dos Transportes e a Codomar para explorar o porto do Itaqui, cais de São José de Ribamar e os terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe. Este acordo ocorreu em novembro de 2000 no governo Roseana Sarney.

No ano de 2004 ocorreu a inauguração da nova sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em São Luís, que recebeu o nome do comandante Washington Viégas, devido os relevantes serviços que prestou por décadas ao porto do Itaqui.

Em abril de 2009, Viégas chegou a ir a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde discutiu sobre o transporte hidroviário do país. Ele afirmou, na ocasião, que a hidrovia do Paraguai poderia reduzir os custos nesse tipo de transporte como também um fator de integração regional.

Frase

"Meu companheiro de geração, o comandante Washington Viégas foi amigo de uma vida inteira"

José Sarney

Ex-presidente da República

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.