COLUNA

Maranhão desenhado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Encerrada ontem, com todo o sucesso esperado, a Sabatina O Estado com os candidatos a governador do Maranhão apontou o norte que deverá ser tema de debates no decorrer da campanha eleitoral. Do início - com Ramon Zapata (PSTU) - ao desfecho - com Roseana Sarney (MDB) -, as entrevistas conseguiram revisitar o passado, analisar o presente e projetar o futuro político do Maranhão em todas as suas nuances políticas, o que nem mesmo o hiato da fuga do governador Flávio Dino (PCdoB) conseguiu impedir que saltasse aos olhos.
E o que ficou nesses seis dias de programa é uma visão de um Maranhão que não avançou e precisa ser recolocado nos trilhos do diálogo, dentro de um ambiente de liberdade, para voltar a ter perspectivas de desenvolvimento.
Os candidatos Ramon Zapata e Odívio Netto (PSOL) optaram por analisar o Maranhão pelo aspecto da Educação. E tiveram a contribuição da emedebista Roseana para um diagnóstico sombrio: o projeto atual “é uma farsa” - palavras de Zapata -, apenas 20% dos professores têm salário considerado de nível nacional e 40% da categoria vive com contratos precários e salários reduzidos.
O senador Roberto Rocha buscou o elemento econômico para estabelecer que “a única indústria que cresceu no Maranhão foi a do medo”. Neste aspecto, Maura Jorge (PSL) apontou o atual governo como “um grande engodo”. Roseana também contribuiu nesse discurso ao desenhar um governo “perseguidor” não apenas de políticos, mas de empresários, comerciantes e trabalhadores.
Para rebater esses argumentos e contrapor os números apresentados, ao comunista que ora ocupa o Palácio dos Leões foi oferecido o mesmo espaço de tempo, com as mesmas regras e o mesmo tom, mas ele preferiu ignorar, dar de ombros, fugir. Perdeu, portanto, a chance de convencer, o que se torna mais difícil quando vê cinco argumentos contrários. Esquivar-se não vai adiantar.

Saúde
A ex-governadora Roseana Sarney garantiu que vai retomar o programa “Saúde é Vida” já a partir do primeiro dia de um eventual novo governo.
Durante a Sabatina O Estado, ela revelou que deixou prontos 62 dos 72 hospitais prometidos, com os 10 restantes já em fase de acabamento.
E lamentou que Flávio Dino não tenha instalado esses 10 e tenha fechado diversos dos demais 62, além de UPAs e de leitos de UTIs, que no governo anterior funcionavam a contento.

Boa relação
Ao definir como perseguidor o governo comunista de Flávio Dino, Roseana deu exemplos de como se relacionava com os prefeitos, incluindo os de oposição.
- Eu construi obras em várias frentes em Caxias e São Luís, nas várias gestões de Jackson Lago (PDT) a Edivaldo Júnior (PDT), passando por Tadeu Palácio (PDT) e João Castelo (PSDB) - disse.
E fez questão de ressaltar Imperatriz, onde o próprio ex-prefeito Sebastião Madeira (PSDB) reconhece o trabalho da ex-governadora, mesmo sendo ele de oposição ao seu governo.

Leilão de carros
Um tema debatido com todos os demais candidatos a governador - o confisco de carros e motos com atraso de IPVA - acabou passando batido na Sabatina com Roseana Sarney.
E a governadora é uma das que mais tem tratado do assunto em suas andanças pelo interior do estado.
A ex-governadora diz ficar comovida com as imagens que mostram motoristas revoltados com o confisco e a venda de seus carros durante o governo Flávio Dino.

Segundo turno
A Sabatina O Estado será reeditada com os dois candidatos a governador, em caso de haver segundo turno.
Apesar da esquiva de última hora na primeira etapa de entrevistas, o convite a Flávio Dino será feito nos mesmos moldes do primeiro turno, com as regras encaminhadas via ofício e discutidas com as assessorias.
Serão sorteados os mesmos temas e os entrevistados terão o mesmo tempo de uma hora para discorrer sobre os assuntos.

Dobradinha
A candidata do PSL, Maura Jorge, quer aproveitar a popularidade do ex-vereador Fábio Câmara em São Luís para fortalecer sua campanha na capital maranhense.
Tanto que resolveu dividir com ele o comitê de campanha, instalado na avenida Santo Antonio, no Barramar.
Câmara é um dos principais nomes da chapa proporcional de Maura em São Luís.

Outro cara
O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) nega que tenha articulado o asfaltamento de bairros como o Santa Cruz.
Ele brinca que a informação possa ter chegado com outro Fernandes, que se trata do vereador Gutemberg Araújo, este sim, com atuação naquela comunidade.
Já o vereador Beto Castro não apenas confirma a articulação como postou fotos em seu perfil de Facebook à frente das máquinas que atuaram na região do Bom Jesus.

DE OLHO

R$ 400 milhões Foi quanto a ex-governadora Roseana Sarney diz ter deixado em caixa para Flávio Dino apenas na área de Educação, dinheiro para construir 400 escolas

E MAIS

• Os vídeos comoventes que tratam do confisco de carros com IPVA atrasado durante o governo Flávio Dino serão usados por todos os adversários no horário eleitoral na TV.

• Candidato do PSDB a governador, o senador Roberto Rocha recebeu do partido pouco mais de 10% do orçamento de sua campanha.

• Assuntos que dominaram a Sabatina O Estado e seguirão tratados na campanha: “fracasso da mudança” e “perseguição”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.