Prêmios

Cinema do Maranhão em evidência

Curta maranhense “Aquarela”, de Thiago Kistenmacker e Al Danuzio, leva dois Kikitos na 46ª edição do Festival do Cinema de Gramado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Filme Aquarela denuncia graves problemas sociais
Filme Aquarela denuncia graves problemas sociais

SÃO LUÍS - O curta-metragem maranhense “Aquarela” levou dois prêmios na 46° edição do Festival do Cinema de Gramado. Os cobiçados Kikitos foram para Melhor Desenho de Som, para Fábio Carneiro Leão e Melhor Montagem, para Thiago Kistenmacker. “Aquarela”, produzido pelos diretores e roteiristas Thiago Kistenmacker e Al Danuzio, com produção executiva da atriz e produtora Luna Gandra, também está no Festival Internacional de Curta-Metragem de São Paulo, que ocorre até o dia 2 de setembro.

Com enfoque na violência das grandes cidades e tendo como pano de fundo a realidade das penitenciárias brasileiras, o filme maranhense, que tem duração de 15 minutos, retrata o abuso sofrido pelas mulheres dos detentos atrás dos muros do presídio. A produção, baseada em fatos reais, conta a história de Ana, uma jovem que mora com sua sogra e filha enquanto Marcelo, seu noivo, aguarda julgamento preso. Ignorando o pedido dele, ela o visita na penitenciária e a humilde família passa a ser ameaçada pelo líder da facção mais violenta do local. Ana detém o destino de Marcelo nas mãos, em uma situação onde todos se encontram encarcerados.

O filme foi rodado na capital maranhense, com a participação de quatro atores, mais elenco de apoio e figuração. A equipe de arte, formada por Cris Quaresma (diretora de Arte), Diones Caldas (cenotécnico) e Neila Albertina (estagiária), construiu uma cela, onde parte da história se desenrola.

A 46ª edição do Festival de Gramado teve 365 filmes inscritos que foram avaliados por uma comissão de seleção formada por Camila de Moraes, diretora; Karine Emerich, produtora e diretora; Sérgio Fidalgo, ator e produtor; Stephen Bocskay, professor e escritor; e Tatiana Sager, produtora e diretora. O curta foi produzido com recursos da premiação do 1º Edital de Audiovisual do Maranhão, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com o Fundo Setorial Audiovisual (FSA).

Equipe do filme celebrando a premiação em Gramado
Equipe do filme celebrando a premiação em Gramado

Festival
A premiação ocorreu na noite de sábado (25), e teve como vencedor o filme "Ferrugem", que conquistou o Kikito de Melhor Filme Nacional do Festival do Cinema de Gramado. "Las Herederas", filme paraguaio, ganhou o prêmio de melhor longa estrangeiro e "Guaxuma", animação feita em areia, foi reconhecida como o melhor curta nacional. O público que participou das sessões da mostra competitiva escolheu "Benzinho" como o melhor filme do ano. Reconhecido pela crítica, o filme também levou o prêmio especializado.

O festival concedeu uma menção honrosa a "A Cidade dos Piratas", animação do gaúcho Otto Guerra que levou às telas uma mistura de sonho e realidade, ficção e documentário, em um filme que aborda a rejeição da cartunista Laerte a seus antigos personagens do quadrinho "Piratas do Tietê". l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.