Ação social

Cidade Olímpica recebe ônibus-escritório da DPE/MA

Cerca de 25 pessoas foram atendidas no local, com demandas das mais variadas, dentre elas da área de família

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - Mãe de oito crianças, a dona de casa Daiana Barros, 31 anos, levou menos de quarenta minutos para dar entrada em uma ação de alimentos em desfavor do pai de um dos seus filhos, durante ação social que a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participou no último sábado, na Cidade Olímpica, em parceria firmada com a sociedade civil organizada.

Assim como ela, o aposentado José Ribamar Abreu, de 51 anos, também recebeu atendimento jurídico, a poucos metros de sua residência, e se mostrou satisfeito com o resultado. “Na primeira vez que busquei os serviços da Defensoria, fui até o Centro da cidade, para conseguir atendimento. Desta vez, foi bem mais rápido e tranquilo, já que eles vieram na comunidade. Depois de muitas tentativas, espero agora, com a ajuda da instituição, ser um dos beneficiários do Programa Tarifa Social, que garante descontos de até 65% nas contas de luz”, contou o assistido.

Para ir ao encontro da comunidade, a Defensoria disponibilizou seu ônibus-escritório, que ficou estacionado na área externa da escola UEB José Ribamar Bogéa, onde dezenas de voluntários doaram um pouco de seu tempo na ação social organizada pela Igreja Assembleia de Deus. Segundo balanço das atividades, cerca de 25 pessoas foram atendidas no local, com demandas das mais variadas, dentre elas da área de família – ação de alimentos e reconhecimento de paternidade – além de registros públicos e consumidor.

Defensores

Sob a coordenação do corregedor-geral da DPE/MA, José Augusto Gabina, a equipe contou com o trabalho dos defensores Cosmo Sobral e Cristiano Matos, e o suporte de servidores da Superintendência de Primeiro Atendimento, do Núcleo Psicossocial e do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon). “As parcerias estabelecidas com a sociedade civil, que privilegiam o atendimento perto da comunidade, fazem parte das diretrizes da Administração Superior. Também demonstram o reconhecimento pelos serviços prestados pela instituição”, destacou Augusto Gabina.

Além da ação de alimentos solicitada pela assistida Daiana Barros, a Defensoria também prestou orientações a ela sobre como pleitear o auxílio-exclusão via Defensoria Pública da União. “Prestamos vários esclarecimentos para a dona de casa. No caso da ação de alimentos, Daiana saiu daqui com o seu processo bem adiantado, uma vez que já protocolizamos no PJe, sendo distribuído para a 2ª Vara da Família”, relatou o defensor Cristiano Matos de Santana, afirmando que a assistida ainda deve procurar a Defensoria estadual para verificar a possibilidade de benefícios para um de seus filhos com deficiência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.