BALNEABILIDADE

Orla de São Luís ainda é um atrativo, apesar de pontos de poluição

Dos 15 pontos analisados na capital, apenas cinco estão próprios para banho; banhistas ignoram os riscos à saúde e seguem frequentando às praias

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Canal de esgoto in natura desagua diretamente no mar
Canal de esgoto in natura desagua diretamente no mar (Poluição praia)

SÃO LUÍS - Com todos os pontos impróprios para banho, praia do Calhau ainda é uma das mais movimentadas de São Luís. De acordo com o laudo de balneabilidade produzido entre os dias 22 de julho e 19 de agosto, emitido em 23 de agosto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), dos 15 pontos analisados na capital, apenas quatro possuem condições de banho.

Ainda de acordo com o laudo, apenas as praias do Meio e Araçagi, em São José de Ribamar, possuem todos os pontos próprios, seguindo as condições de balneabilidade.

Apesar dos riscos, muitas pessoas ainda se arriscam em seus momentos de lazer no litoral de São Luís. Na capital, na praia do Calhau, mesmo com a sinalização de impropriedade, o número de banhistas é maior. Já na praia de São Marcos, onde quatro dos cinco pontos estão próprios, a frequência de pessoas é menor.
Poluição

Na Elevatória Pimenta I, entre as praias Calhau e Olho d’Água, O Estado verificou a presença de esgoto in natura sendo despejado no mar, formando uma língua negra, mas nem mesmo o odor e a imagem da água turva amedrontou os banhistas que passavam pelo local. Apesar disso, algumas pessoas demostraram desconfiança acerca da poluição. O publicitário Igor Costa demonstrou preocupação em tomar um banho de mar, por medo de doenças na pele. “Não tomo banho, não”, decretou.

Na praia da Ponta d’Areia, onde o fluxo de visitantes também é intenso, os seis pontos analisados continuam impróprios, o que não impediu o banho de mar do vigilante Ivan Carvalho. “A gente não tem muita opção de lazer na cidade. No fim de semana, as crianças querem brincar um pouco e a gente quer descansar, como é a praia mais perto de casa, a gente aproveita um pouco”, contou.

Ao todo, são analisados 21 pontos distribuídos entre as praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho D’água, do Meio e Araçagi. A avaliação é realizada pela Sema periodicamente, após ordem judicial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.