PH

Demora legitima fraudes

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
O POETA maranhense Luis Augusto Cassas nos embalos poéticos da capital paulista, na Casa das Rosas e o o cantor e compositor Zeca Baleiro, entre conversa fiada, piadas e outros bichos de pena
O POETA maranhense Luis Augusto Cassas nos embalos poéticos da capital paulista, na Casa das Rosas e o o cantor e compositor Zeca Baleiro, entre conversa fiada, piadas e outros bichos de pena (PH01)

A demora do aparato da Justiça Eleitoral em julgar situações potencialmente irregulares de pedidos de registros de candidatos, traz o risco de prolongar situações flagrantemente irregulares, e banalizar a prática de fraudes. O caso do pedido de registro da candidatura de Luiz Inácio Lula, cuja demora na decisão final poderá levar à sua presença no início da propaganda eleitoral do rádio e da TV, achincalha a Justiça.

Ao pé de ouvido
Não raro a formação de uma equipe define o êxito ou o fracasso de uma eleição. Na atual corrida ao governo maranhense, os principais candidatos recorreram a nomes de confiança para a tomada de decisões.
São especialistas em finanças públicas, marqueteiros, articuladores políticos e parlamentares experientes que definem desde o conceito da campanha até a lanchonete onde o candidato vai parar para tomar um cafezinho com os eleitores.

Ao pé de ouvido 2
Guardadas as diferenças ideológicas e o pragmatismo com que cada candidato conduz a campanha, ninguém trabalha sozinho para buscar o voto dos 4.537.237 eleitores maranhenses.
Tornou-se clichê a imagem do político cercado de assessores, discutindo com semblante circunspecto soluções para os problemas mais delicados.
Embora surrada e muitas vezes construída apenas para efeito de propaganda, a cena é uma das mais rotineiras na correria de uma eleição.

Almoço Árabe
De uma certeza ninguém se afastou enquanto durou o almoço árabe de quinta-feira no Rio Poty Hotel: são aliciantes os ingredientes, sabores, aromas e pratos que refletem a relação dos povos do Oriente Médio com a terra, da qual extraem as mais preciosas e delicadas especiarias que o mundo já viu.
O resultado são receitas milenares, de sabores tão intensos, que se espalharam e conquistaram apreciadores em todo o mundo.
Aqui, essa tradição está de volta a São Luís, com enorme sucesso, agora toda quinta-feira naquele tradicional hotel da Ponta d´Areia.
A experiência gastronômica traz ainda uma atmosfera que inclui dança do ventre ao vivo, fazendo a gente se sentir um pouco mais rodeado por esta rica e saborosa cultura.

Jantar Magno
Quinze chefs reunidos para apresentar o melhor dos ingredientes e sabores do Maranhão, além da vivência das danças e músicas da cultura popular do estado.
Essa é a proposta do Jantar Magno, dia 29 de agosto, às 20h, no restaurante Ça-Vá Gastrobar (agora, na Rua dos Sambaquis, Calhau), em comemoração à realização do Festival Mercado das Tulhas “Maranhão Danças e Festas”.
O Festival acontece no próximo fim de semana, no Grand São Luís Hotel, Mercado das Tulhas e em outros espaços do Centro Histórico.

Jantar Magno 2
Transferindo aos pratos os sabores do jambo, vinagreira, cupuaçu, bacuri, babaçu, buriti, alguns dos elementos típicos maranhenses, o cardápio será preparado pelos chefs Isadora Fornari (SP), Cumpade João (PB), Rivandro França (PE), Marco Antônio (SP), Flávia Moraes (MA), Lui Veronese (DF), Beto Bellini (RO), Warwick Trinta (MA), Ligia França (MA), Mônica Rangel (RJ), Ângela Sicília (PA), Júnior Ayoub (MA), Fred Caffarena (SP), Rafael Libério (MA) eDanielle Dahoui (SP).

Indenizações do DPVAT
Um dado curioso: no período de maio a junho, a região Nordeste concentrou a maior parte das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT (30%), embora sua frota seja a terceira maior do País (17% dos veículos), atrás das regiões Sudeste (49% da frota nacional) e Sul (20% da frota nacional), segundo dados do Denatran. A informação é da Seguradora Líder, que concentra os pagamentos de indenizações por acidentes de trânsito.

Distantes e medrosos
“Eu aprendi uma coisa na política: você não toma uma decisão até que seja necessária”. A declaração de Margaret Thatcher, primeira-ministra inglesa de 1979 a 1990, transposta para a realidade brasileira, explica o descalabro a que chegaram prefeituras, governos estaduais e federal. Gestores públicos omitiram-se ao longo de décadas. Exceção para alguns momentos, como o do surgimento do Plano Real em 1994, porque a inflação desenfreada jogaria o país no caos de forma irreversível.

TRIVIAL VARIADO

O número de candidaturas nas eleições deste ano cresceu em relação a 2014. No país, o aumento foi de 1.998 nomes. Os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam também a predominância de candidatos homens, chegando a quase 70% no cenário nacional e no regional.

A padronização dos indicadores de eficiência em todas as Polícias Civis do país é uma das recomendações da 51ª reunião do Conselho Nacional de Chefes de Polícia, realizada em Foz do Iguaçu.

Não cumprem: a cada campanha, nenhum candidato deixa de repetir a promessa para ninar pais e mães: a criação de mais vagas em creches. Passadas as eleições, os vencedores são acometidos de forte amnésia.

Sem floreios: com a redução do tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV, muitos candidatos, que começaram os programas de anos anteriores com florete, irão direto para o tacape.

Sábado, Glória e Itaquê Mendes Câmara foram brindados com um menu dos deuses preparado pelo Chef Wagner Velasquez, na Oak Wine, em noite que tinha a voz suave da cantora Bruna Lussaray, acompanhada pelo músico Marcus Lussaray (seu pai).

O programa de estreia do PT, sexta-feira próxima, terá a participação de Lula. Foram selecionados trechos do seu discurso, na frente do Sindicato dos Metalúrgicos, a 7 de abril, antes de se entregar à Polícia Federal.

A propósito: também na próxima sexta-feira, Henrique Meirelles usará imagens e gravações de arquivo em que é elogiado por Lula.

Para sobreviver: dirigentes não revelam publicamente, mas a prioridade nas campanhas será fortalecer as bancadas federais. Servirão de base para repartições do fundo partidário a partir do próximo ano.

A legislação, aprovada em 2017, estabeleceu a cláusula de desempenho, forçando os partidos a elegerem, no mínimo, oito deputados federais.

A palavra imposto tem origem na língua latina e significa imposição. Paga-se, mesmo sem saber, na compra de combustíveis, energia elétrica, serviços de telefonia e outros produtos de consumo. Ao todo, o País tem 64 tipos de tributos.

Pela primeira vez, o processo judicial eletrônico está sendo usado tanto para registro de candidaturas quanto para a prestação de contas. Uma análise preliminar indica que, pelo menos no primeiro item, se houver problemas, serão localizados.

DE RELANCE

Contagem regressiva
Sem muito dinheiro e reféns de uma campanha curta, os candidatos a governador do Maranhão fazem os últimos ajustes em seus programas de TV para estrear na próxima sexta-feira. Na eleição mais inusitada dos últimos tempos, ainda resta a dúvida sobre o peso da telinha na decisão do eleitor. Afinal, quem resiste à tentação de trocar de canal, quando a sequência de promessas invade a sala?

Contagem regressiva 2
Neste ano, haverá apenas 35 dias de jingles e imagens ufanistas. Terças, quintas e sábados as campanhas serão para presidente e deputado federal. Segundas, quartas e sextas serão para governador, senador e deputado estadual. Com pouco ou muito tempo, os candidatos ainda estão devendo aos eleitores propostas mais claras sobre como superar as necessidades mais urgentes do estado. Lances folclóricos e jogadas de marqueteiros podem até enganar, mas não administram um estado.

Tulhas – Sesi e Senai
Com oficinas de alimentação e nutrição gratuitas para a população e palestras show na área gastronômica, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estarão no Festival Mercado das Tulhas “Maranhão Danças e Festas”, no Grand São Luís Hotel. Pelo Sesi, serão ministradas oficinas abordando, na teoria e na prática, o gerenciamento de desperdício e a higiene na manipulação de alimentos. Já pelo Senai, haverá palestra no espaço Padaria Show sobre Fermentos Naturais para Pizzas e execução de um Pão de Queijo de São Bento, respectivamente, pelos instrutores da entidade. Ainda na programação, haverá o lançamento do chocolate da castanha do Maranhão, uma parceria da UFMA com o Senai-MA.

Depende dos eleitores
As tão prometidas reformas como tributária, da Previdência e política permanecem no freezer, como se não fossem necessárias. Os centros de decisões temem reações contrárias e com isso se acovardam. Toda eleição abre a chance de virar o jogo. O voto deve expressar o encorajamento dos que assumirão o poder e terão a responsabilidade de ir ao encontro das necessidades da população.

Só nos alvos com chances
Com o tempo reduzido de campanha, assessores sugerem a candidatos ao governo do Estado que se concentrem em regiões onde há mais chances de ganhar votos. Seguem o exemplo de Donald Trump que tirou San Francisco, Los Angeles e Nova Iorque dos roteiros. Sabia que iria perder e não quis desperdiçar horas preciosas.

Começo da galhofa
Chacrinha tinha razão ao dizer que “nada se cria, tudo se copia”. Jânio Quadros chegou à Presidência da República em 1961 como justiceiro da classe média, prometendo “varrer as bandalheiras”, assustando os líderes tradicionais e utilizando uma coleção interminável de excentricidades. Desde então, candidatos copiam uma parte do modelo.

Mera cópia
Não é só no setor público que transitam fantasmas, laranjas, dublês e clones. A descoberta de milhares de fraudes entre beneficiários da Previdência Social revela que o país desandou. Os que usam meios ilícitos para receber auxílios, provavelmente, são os primeiros a criticar escândalos no setor público.

Abacaxi pela frente
É indispensável que os candidatos à Presidência da República falem sobre a velocidade incontrolável de crescimento do déficit público, que provoca a cobrança de mais impostos. O dinheiro usado para tapar o rombo das contas públicas deveria formar a poupança, capaz de gerar empregos.

Para escrever na pedra:
“É um triunfo da vida que a memória dos velhos se perca para as coisas que não são essenciais”. De Gabriel García Márquez, em Memória de Minhas Putas Tristes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.