IMUNIZAÇÃO

Campanha de vacinação é levada a shoppings da capital

Ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde aconteceu em três shoppings da capital, no fim de semana; campanha estima que 61 mil crianças entre um e cinco anos devem ser imunizadas até o dia 31 deste mês

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Campanha foi intensificada no fim de semana
Campanha foi intensificada no fim de semana (Vacinação )

SÃO LUÍS - .Em nova estratégia para atingir a meta local, a Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo é realizada em shoppings de São Luís. Pelo menos 61 mil crianças deverão ser imunizadas na capital até o dia 31 de agosto.

Com a aproximação do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde tem colocado em ação novas estratégias, com o intuito de atingir o marco de 95% de cobertura vacinal de crianças entre um e cinco anos de idade.
O serviço, disponível de segunda a sexta-feira em todos os postos da cidade, foi oferecido, das 15h às 19h de sábado, nos shoppings São Luís, Ilha e Rio Anil, para facilitar a imunização dos pequenos, já que, devido à rotina de trabalho e escola, muitos pais têm dificuldade em comparecer aos postos durante a semana.

O professor universitário Maurício Fraga foi surpreendido pela campanha enquanto passeava com a família no São Luís Shopping e não desperdiçou a oportunidade. "Estávamos dando uma volta pelo shopping e ficamos sabendo da campanha. Aproveitamos para trazer nossos filhos para tomar as vacinas", contou o pai do pequeno Ícaro Fraga, de seis anos, que tentava acalmar os coleguinhas na fila: "É só uma picadinha de formiga, não dói".

De acordo com Lula Fylho, secretário municipal de Saúde, São Luís já supera a meta nacional e, com estratégias como essa, deverá atingir a meta estabelecida até o fim da campanha.
Cobertura vacinal

“O Brasil registra 62% de cobertura vacinal. São Luís estava com 65.8% até ontem [sexta-feira, 25]. Então, estamos muito bem posicionados em relação ao percentual. Temos que vacinar 61 mil crianças e estamos avançando bem. É um desafio grande e, para isso, temos mobilizados todas as nossas equipes, tanto as fixas quanto as volantes e deveremos atingir a meta até o dia 31 de agosto”, esclareceu o secretário.
A ação nos shoppings da capital foram divulgadas pelas redes sociais e muitos pais se programaram para a oportunidade de imunizar as crianças, como a enfermeira Rosimeire Lima, mãe da Maria Luiza, de três anos.

“Nós mantemos a carteira dela sempre em dia, e, enquanto eu estava navegando, vi uma publicação falando sobre a campanha nos shoppings e aproveitei para trazê-la. É uma iniciativa maravilhosa porque o ambiente facilita, a gente traz as crianças para brincar e eles vêm mais tranquilos", ressaltou.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo prossegue até dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, em 63 postos de saúde do município, das 8h às 17h; além de mais uma edição nos shoppings Rio Anil, Ilha e São Luís, na sexta-feira, dia 31, das 15h às 19h. Para garantir a imunização é indispensável a apresentação da carteira de vacinação infantil.

Contágio

A poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar só as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.
Doença altamente contagiosa, o sarampo pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.