Sétima Arte

Tambor de crioula é tema de documentário

Curta-metragem que fala sobre a manifestação será lançado em setembro, na Casa do tambor de Crioula, Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Documentário "Punga" será lançado no dia 1º de setembro
Documentário "Punga" será lançado no dia 1º de setembro (documentário punga)

SÃO LUÍS-O curta-metragem “Punga”, que costura depoimentos reais com cenas de ficção para falar sobre o tambor de crioula do Maranhão, será lançado no sábado, 1º de setembro, às 18h, na Casa do Tambor de Crioula do Maranhão (Praia Grande), na abertura da Semana do Tambor de Crioula. O filme, de Ronny Meirelles, tem direção de Fernando Braga, roteiro de Ione Coelho, fotografia de Paulo Malheiros e Montagem de Alessio Seabra.

Em 15 minutos, o curta mostra a riqueza do tambor de crioula, uma expressão cultural maranhense de matriz africana e tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2007.
O documentário reúne nomes importantes do tambor de crioula, como mestra Roxa, mestre Paulo, mestre Manelão, entre outros. Traz ainda depoimentos de pesquisadores da área no Maranhão.

Roteiro
Por meio das entrevistas é possível ao público observar a força das pessoas que movem a manifestação, desdobrada em pontos de vistas e, muitas vezes, em reivindicações por mais visibilidade e reconhecimento da importância do tambor de crioula para a sociedade local, brasileira e internacional.

O documentário não segue uma linha sequencial mas, ao contrário, acompanha a emoção, o movimento, a exuberância das coreiras, o canto e o ritmo intenso que são peculiares do tambor de crioula.
A força feminina também está presente no documentário, bem como na manifestação, que, de maneira singular e significativa, reúne mulheres na roda sob o som de tambores tocados por homens que se reúnem para louvar a São Benedito, santo cultuado nas rodas de tambor de crioula.

Saiba mais

O documentário “Punga” foi um dos filmes selecionados no II edital Audiovisual do Maranhão, divulgado no ano passado.

Serviço

O quê

Lançamento de “Punga”

Quando

Sábado, 1º de setembro, às 18h

Onde

Casa do Tambor de Crioula, Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.