COLUNA

Roseana em Caxias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Centenas de pessoas caminharam pelas ruas de Caxias com a candidata ao Governo do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), dando uma grande demonstração de apoio da Região dos Cocais à sua candidatura. Da Praça João Castelo ao Mercado Central, por onde passava Roseana recebia o carinho dos caxienses.
“Nossa guerreira tem que voltar, porque o Maranhão não aguenta mais tanta perseguição”, pedia a comerciante Elizabeth Bastiano, 59 anos. O compositor de jingles João Luiz, 47 anos, foi ao encontro da ex-governadora pedir que ela traga de volta os programas sociais, cancelados pelo atual governo.
“Os quatro anos deste governo comunista só serviram para deixar o Maranhão mais pobre”, enfatizou.
A caminhada, liderada pelo ex-prefeito de Caxias Paulo Marinho, contou também com a presença dos candidatos ao Senado Sarney Filho e Edison Lobão, além de diversas lideranças da Região dos Cocais.
“A quantidade de pessoas que participaram numa sexta-feira, sob sol forte, desta supercaminhada, mostra a força de Roseana. Sua candidatura aqui na Região dos Cocais só tende a crescer até a vitória”, enfatizou Paulo Marinho.
Roseana agradecia com acenos e ia ao encontro dos eleitores, que a abraçavam carinhosamente.
“É muito bom ser recepcionada com tanto amor. Por isso resolvi aceitar mais esse desafio de me candidatar, porque amo o Maranhão e não faço distinção de municípios. Se eleita, com ajuda do povo, retornaremos com os programas sociais, fomentaremos a economia e auxiliaremos os mais necessitados”, finalizou.

Não fugiu
A candidata do PSL ao governo, Maura Jorge, fez questão de ironizar a ausência do adversário Flávio Dino na Sabatina de O Estado.
- Estou doente, passei a noite com febre, mas não fugi à sabatina. Estou aqui para dar satisfações e conversar com o povo do Maranhão.
No dia anterior, Flávio Dino anunciou de última hora a sua desistência da entrevista, num desrespeito aos eleitores que aguardavam ouvi-lo.

Fracasso
Maura Jorge tem legitimidade para classificar de “engodo” a gestão Flávio Dino porque acreditava na sua capacidade de gestão.
- Não votei nele, mas acreditava que ele pudesse mudar os rumos do Maranhão. Mas foi apenas um grande engodo - disse a candidata.
Para Maura, o comunista teve toda a oportunidade de fazer diferente, mas fracassou.

A Val de Dino
Desafetos ideológicos, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e o governador Flávio Dino se juntam agora em um mesmo vício, segundo a revista IstoÉ.
Bolsonaro já foi flagrado usando dinheiro da Câmara Federal para pagar Walquíria, dona de uma banca de açaí no Rio de Janeiro, para cuidar dos seus cachorros.
Dino também tem sua Val, segundo a revista: trata-se de Valquíria dos Santos, vendedora de mingau no Tirirical, endereço para onde o PCdoB mandou R$ 1,3 milhão em 2014.

Fechando
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) será sabatinada segunda-feira, 27, pelos jornalistas de O Estado.
Ela é a última participante do projeto de O Estado para ouvir as propostas dos candidatos a governador.
Até agora, o único que fugiu da sabatina foi o governador Flávio Dino.

Revista da Coje
Já está no ar a Revista Eletrônica do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje), entidade nacional sob a coordenação do juiz eleitoral do Maranhão, Eduardo Moreira.
O periódico tem por objetivo publicizar as ações, projetos, pensamentos do Coje. Na primeira edição, no ar desde 20 de agosto, há artigos de vários ouvidores dos TREs do Brasil.
Segundo Eduardo Moreira, a revista servirá como importante vetor de comunicação entre os juízes membros, além dos servidores dos quadros das ouvidorias eleitorais e a sociedade.

Papel
As ouvidorias no Poder Judiciário recebem reclamações e denúncias contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, ou contra seus serviços auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A explicação a respeito do papel das ouvidorias e a necessidade de cumprir o que determina a Constituição Federal foi o tema abordado por Eduardo Moreira na Revista Eletrônica da Coje.
“Este artigo se propõe a traçar um panorama dos novéis diplomas normativos de aplicação obrigatória para as unidades ouvidoras da Justiça Eleitoral”, explicou Moreira em seu artigo.

DE OLHO

R$ 2,5 milhões É o orçamento total para uma candidatura de deputado federal no país, por determinação da Justiça Eleitoral. Cabe aos próprios candidatos fiscalizarem o cumprimento.

E MAIS

• Derrotado em sua tentativa de constranger a juíza Anelise Nogueira Reginato, Flávio Dino segue condenado e inelegível, sendo candidato por força de um recurso na Justiça Eleitoral.

• O confisco de milhares de carros e motos de trabalhadores humildes no interior do Maranhão ainda é o maior motivo de desgaste do governo comunista de Flávio Dino.

• O advogado e ex-juiz eleitoral Sérgio Muniz garante que o vice-governador Carlos Brandão será declarado inelegível pelo TSE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.