Benefícios

Requalificação de praças garante mais espaços de lazer

Às vésperas de completar 406 anos de fundação, a capital recebe dezenas de logradouros requalificados, que passam a ser frequentados pela população

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Praças reformadas receberam equipamentos para práticas de atividades físicas, além de playground
Praças reformadas receberam equipamentos para práticas de atividades físicas, além de playground (praça)

Espaços de lazer e convivência social mais adequados, áreas ajardinadas mais aprazíveis, playground para a criançada, iluminação diferenciada e espaços para a prática de esportes e atividades físicas ao ar livre compõem a estrutura das novas praças revitalizadas ou construídas pela Prefeitura de São Luís nos últimos anos. Às vésperas de completar 406 anos de fundação, a capital maranhense é presenteada com dezenas desses novos logradouros frequentados por crianças, jovens e idosos, em diversos bairros da cidade. Antes considerada um gargalo no setor da infraestrutura de lazer e entretenimento da população, a reforma das praças tornou-se uma prioridade do Município, contabilizando atualmente cerca de 40 espaços amplamente requalificados e entregues à comunidade.

“A saúde, o lazer e o bem-estar da população são os principais aspectos observados quando buscamos melhorar a infraestrutura dessas praças. Queremos que os moradores tenham perto de casa um local onde possam passear com seus filhos e vê-los brincar com segurança; onde os idosos possam se exercitar ao ar livre e ter mais saúde e qualidade de vida; onde as crianças e adolescentes possam correr, andar de bicicleta, de skate”, afirmou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A reforma e melhoria desses equipamentos públicos integra o conjunto de obras executadas pela Prefeitura de São Luís. Nesses locais, as melhorias permitiram o retorno da prática de atividades físicas e esportivas, ações culturais e de lazer, disponibilizando incrementos nunca antes ofertados, como as academias de saúde ao ar livre, por exemplo, que contribuem para a prevenção à saúde, reduzindo doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Somente este ano, já foram instaladas mais de 10 academias beneficiando moradores de diferentes regiões da cidade. Até o fim do ano, mais 10 serão instaladas.

A prática de exercitar o corpo não era comum para a dona de casa Rosinete Reis, 53 anos. Agora, com a opção da academia ao ar livre na Praça do Rio Anil, ela adotou um novo estilo de vida. Da Vila Palmeira, onde mora, até a praça, são pouco menos de cinco minutos e ela tem à disposição um espaço para a diversão dos netos e para se exercitar. “Eu queria morar mais próximo dessa praça. Aqui ficou muito bom e dá gosto vir passear nesse lugar. Eu já queria fazer algum exercício, porque a idade chega e a gente precisa se cuidar. Ter espaço perto de onde moro foi uma boa surpresa. Todo fim de tarde estou aqui”, disse ela.

Mas as ações de restauração das praças não ficam apenas na reforma. Segundo o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho, para integrar a comunidade no processo de manutenção, fiscalização e uso dos espaços, são criados os comitês gestores em cada uma das praças revitalizadas. “Os comitês visam democratizar a participação da população na gestão do espaço, estimulando nos moradores o espírito de pertencimento sobre o local e, com isso, garantir a participação da população no cuidado com o lugar”, frisou.

Convivência
Para ver como a criação dos novos espaços transformaram a vida de muitos bairros e de milhares de pessoas que usufruem desses equipamentos públicos todos os dias, basta ir a qualquer um desses locais, no início das manhãs ou no finalzinho da tarde. Os espaços estão sempre cheios de visitantes, seja praticando alguma atividade física, passeando com o pet ou simplesmente conversando e contemplando a paisagem, como assim faz a dona de casa Conceição de Maria Mota Fraga, 52 anos, assídua frequentadora da Praça da Camboa e Carlos Chaib, ambas na Camboa, dois exemplos emblemáticos de transformação total ocorrida com as obras de revitalização executadas pela Prefeitura.

“Esse espaço não poderia ter melhor aproveitamento, ficou bom demais. Eu venho quase todos os dias aqui, seja para sentar nos bancos e conversar com algum conhecido ou mesmo para usar os equipamentos da academia de saúde. Olhando a praça hoje nem conseguimos mais imaginar o estado lastimável que era antes”, disse ela.

Dona Conceição se refere aos antigos canteiros centrais onde foram construídas as praças na Camboa, que antes serviam apenas de estacionamento para carroças e, hoje, o espaço em nada mais lembra a situação de outrora e serve de local de lazer para pessoas de todas as idades, além de ter proporcionado um novo aspecto urbanístico ao bairro.

Da mesma forma ocorre com a Praça do Pescador, no Portinho. Antes deteriorada e dominada por usuários de drogas e por bêbados frequentadores dos bares nos arredores da Praia Grande, o espaço foi completamente reformado, sendo hoje usufruído, inclusive à noite, por crianças, jovens, idosos e esportistas que utilizam o logradouro para as mais diversas práticas de lazer.

Áreas de lazer
As mais recentes obras de restauração de espaço público entregues à população são as praças Mirandinha, no bairro Rio Anil; e do Jardim América, esta última inaugurada sábado (18). A obra de revitalização da Praça Jardim América, executada por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Agência Executiva Metropolitana (Agem), contemplou serviços de urbanização, com definição dos canteiros arborizados, acessos e passeio público, playground e academia ao ar livre, novos mobiliários (bancos, mesas para jogos de dama, lixeiras), campo de futebol, estacionamento com vagas sinalizadas para pessoas com deficiência, acessibilidade com piso tátil e rampas. Já a Praça Mirandinha, no Rio Anil, construída em um antigo terreno ocupado por entulhos, ganhou moderno visual arquitetônico, projeto paisagístico e academia ao ar livre.

A Praça da Lagoa, outra iniciativa também fruto de parceria, desta vez celebrada entre e a Prefeitura de São Luís e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), deu um novo aspecto a um dos mais belos cartões-postais de São Luís. Onde antes era um terreno baldio foi construída uma praça com diversos equipamentos sociais que transformaram a área em um moderno complexo de lazer e convivência, garantindo um espaço lúdico, educativo e cultural.

SAIBA MAIS

Dentre os espaços contemplados também pelo projeto de revitalização, destacam-se ainda a Praça do Letrado, no bairro Vinhais; a Praça José de Ribamar dos Santos Corrêa (Rio Anil); Praça da Roxinha (Ipase de Baixo); Renascer e Ruy Frazão, (Cohab); as praças Verão, Praça Jackson Lago e Praça das Árvores (Cohatrac); Praça da Criança, na Vila Palmeira; Praça Irmã Gabriela Torselli, na Avenida Mato Grosso (Turu); a Praça do Circo Escola (Cidade Operária); entre outras.

Além de contemplar dezenas de bairros da cidade com esses espaços de lazer, as mais recentes intervenções na área contemplam três das mais importantes praças de São Luís: a Deodoro, Pantheon e a Pedro II, no Centro da capital. As obras, executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, abrangem a reforma total desses espaços, que estão ganhando novo aspecto arquitetônico e urbanístico, com um belo projeto paisagístico, moderno sistema de iluminação pública, novo mobiliário urbano com instalação de bancos, lixeiras, entre outros elementos que vão deixar os espaços muito mais belos e atraentes à visitação pública, além de estimular o turismo e a economia local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.