Eleições 2018

PT pede ao TSE que determine cobertura da campanha de Lula

Partido argumenta que no período eleitoral deve ser respeitado o princípio da isonomia entre os candidatos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Lula e Haddad pedem tratamento igual nas emissoras de TV
Lula e Haddad pedem tratamento igual nas emissoras de TV (LulaHaddad)

BRASÍLIA - A defesa do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que emissoras de TV "incluam" em suas coberturas a campanha presidencial do petista e da Coligação 'O Povo Feliz de Novo', "exatamente como o fazem em relação aos demais candidatos ao mesmo cargo".

Lula, que tem Fernando Haddad como vice na chapa, está preso em Curitiba (PR) após ser condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

No pedido, a defesa afirma que o princípio da legislação eleitoral no período de campanha é o da "isonomia", o que deve garantir "igualdade de condições na disputa eleitoral". A ação foi distribuída ao ministro Jorge Mussi.

São citadas na ação as emissoras Globo, TV Ômega (Rede TV!), Rádio e Televisão Bandeirantes, Empresa de Televisão SBT e Televisão Record do Rio de Janeiro.

O PT informou que também entrou com uma ação para que o TSE "declare o direito" de Lula conceder entrevistas aos meios de comunicação e profissionais interessados, de forma presencial ou por videoconferência, ou ainda através da gravação de vídeos pela assessoria de comunicação do petista.

Alternativamente, a defesa pede que a coligação seja representada em entrevistas por meio de Haddad.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.