Saúde

Musculação precisa de suplementação?

Suplementos devem ser indicados por especialistas habilitados; atleta não deve copiar dieta de terceiros e tomar produtos por conta própria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

[e-s001]A camisa estampada, na loja de roupas fitness, traz a frase que quase todo mundo já disse - em voz baixa ou alta mesmo - pelo menos uma vez, durante a atividade física na academia: “Cresce logo! Cresce tudo!”. Muitos adeptos da musculação fazem os exercícios com a expectativa de que os músculos cresçam e apareçam, mas há algo que tem preocupado os especialistas: a onda crescente de usuários de suplementação vitamínica e alimentar sem orientação.

“Muita gente que faz uso indiscriminado de várias substâncias, infelizmente, não passa por nenhuma avaliação nutricional, médica ou física; tem gente que segue pessoas famosas nas redes sociais, ‘copia’ receitas, fórmulas, treinos, e acha que vai ter resultado semelhante. Mas aí vem a frustração e, em casos mais graves, até mesmo doenças sérias”, alerta a médica Sílvia Sousa, cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde.

Primeiro, é necessário esclarecer que nem toda atividade de musculação exige ou depende de suplementação. “Tudo depende de como está o organismo dessa pessoa. Sem exames prévios, é impossível saber quais são as carências nutricionais e as dificuldades daquele organismo”, explica a médica. Então, para dar uma forcinha a quem está iniciando a atividade física com o objetivo de perder gordura e ganhar a chamada “massa magra”, que é basicamente o peso dos músculos em crescimento, trouxemos um passo a passo de como começar da maneira mais adequada e assertiva possível.

Passo Nº 1
Como estão os seus exames de rotina? Como estão as suas taxas de gordura, açúcar no sangue (glicemia), colesterol? Como está a saúde do seu coração? Essas perguntinhas são essenciais para que você saiba como começar a prática de atividade e um possível uso de suplemento. Primeiro, é preciso passar por uma consulta com um profissional da medicina, que pode ser um clínico geral. “O clínico vai solicitar os exames e encaminhar o paciente para teste com cardiologista, a fim de saber como está a capacidade cardiopulmonar dessa pessoa. Com os resultados em mãos, o médico vai saber se algum nutriente está em falta, como o ferro, por exemplo”, esclarece a nutróloga Sílvia Sousa.

Passo Nº 2
Já ciente de como está o organismo, o paciente pode buscar um médico nutrólogo para acompanhar o processo de perda de peso, de ganho de massa e de reequilíbrio bioenergético. O especialista da nutrologia vai indicar tratamentos com medicamentos e suplementação que auxiliam o metabolismo. “Nós podemos atuar em conjunto com um profissional da nutrição, que vai elaborar um cardápio diário sob medida para o paciente”, esclarece Sílvia.

Passo Nº 3
Agora que já sabe o que deverá evitar comer e o que vai precisar mudar na rotina alimentar, a pessoa deve procurar um profissional da Educação Física para auxiliá-la na atividade física. O coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Estácio São Luís, José Alípio, ressalta que, desde os primeiros anos de estudos acadêmicos, os futuros profissionais da área são preparados para identificar as peculiaridades de cada corpo e pensar práticas que desenvolvam as potencialidades de cada um. “Cada pessoa tem um biótipo, que precisa ser respeitado. É uma questão genética e isso é a natureza de cada um”, enfatiza o professor.
Sem a avaliação física, é quase impossível para o profissional da Educação Física elaborar séries de atividades, que precisam ser personalizadas.

Passo Nº 4
Já com atividade física em plena execução e com uma nova rotina de alimentação, supõe-se, mais saudável, é necessário definir as prioridades e os objetivos e, então, optar pela suplementação.

[e-s001]SUPLEMENTOS

Os mais comuns, com as descrições da nutróloga Sílvia Sousa:

· Whey Protein: Este é o queridinho dos praticantes. É uma proteína extraída do soro do leite e ajuda no aumento de massa muscular, redução da gordura corporal substituindo a massa gorda pela massa magra. Outros benefícios são a diminuição da fadiga muscular e o aumento da função do sistema imunitário.
· BCAA: É formado por três aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir, são eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina, geralmente utilizado no pré e pós treino. Ajuda no construção e hipertrofia muscular.
· Termogênicos: São os mais utilizados para queimar giordura localizada. Transformam em energia as calorias oriundas da gordura corporal e da alimentação. Além de manter o metabolismo acelerado durante o dia.
· Albumina: A proteína da clara do ovo não é tão adorado no meio da musculação por causa de efeitos colaterais, como o acúmulo de gases. Mas ele é eficiente na construção e na definição muscular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.