Maranhão e Cuba: um mercado que se abre

Já não cabe mais que os empresários fiquem atrás do balcão das empresas, aguardando que os clientes batam à sua porta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(Estado Econômico)

Durante o Seminário “Oportunidades de Negócios Cuba e Maranhão”, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), Antonio de Sousa Freitas, ressaltou sua expectativa de que a partir do encontro se abram novas perspectivas de nascimento dessas parcerias.
“Além de fortalecer a nossa indústria e o nosso comércio maranhenses, com essas oportunidades também poderemos fomentar um processo de atração de novos investimentos para o nosso estado, investimentos estes que irão encontrar no Maranhão um mercado promissor não somente para atender às demandas da economia cubana, mas de diversos outros países da América Latina, Caribe e Europa, tendo em vista a nossa posição estratégica para o escoamento de produtos pela via marítima”, destacou Antonio de Sousa Freitas.
Na avaliação do vice-presidente da Fecomércio, com a economia globalizada e a aceleração cada vez mais intensa dos meios de comunicações, já não cabe mais que os empresários fiquem atrás do balcão das empresas, aguardando que os clientes batam à sua porta. É cada vez mais imprescindível que o empreendedor se lance a novos desafios e busque novos mercados.
“Em momentos de crise, como os que passamos nos últimos anos no Brasil, é que se abrem as oportunidades para que empresários encontrem as alternativas mais criativas para se afastar desse fantasma. Acreditar no espírito empreendedor e, principalmente, acreditar na capacidade de recuperação da economia brasileira precisa ser o caminho a ser fomentado no futuro do nosso país”, assinalou.
Ele agradeceu a cônsul de Cuba, Laura Pujol, e os demais representantes da Embaixada e das entidades cubanas que se dispuseram a dialogar com a classe empresarial maranhense.

25 anos da Renovar I

A rede maranhense de móveis Renovar comemorará no mês de setembro 25 anos de atuação no mercado. A data será celebrada com a inauguração de uma grande loja na cidade de Imperatriz, onde já está presente com outras duas unidades.
A nova loja irá gerar 25 novos empregos diretos, sem falar dos indiretos, no município. A Renovar também tem unidades naquela região, nas cidades de Edison Lobão, João Lisboa, Amarante e Senador La Roque.

25 anos da Renovar II

Segundo Shirley Araújo, uma das administradoras da Renovar, a nova loja de Imperatriz é do tamanho da existente, em São Luís, na Curva do 90, no Vinhais.
Ela informa que na região metropolitana de São Luís, além dessa loja no Vinhais, há unidades em Raposa, Maiobão (Paço do Lumiar), Cidade Operária, Divineia, Sol e Mar e João Paulo. O grupo também está presente no estado do Pará.

Reforma Trabalhista

A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) promove dia 30 deste mês, às 19h, na Associação Comercial do Maranhão, a palestra “Reforma Trabalhista - Após 9 meses, o que mudou”?
A palestra será ministrada pelo advogado Eduardo da Costa Brito, especialista em Direito e Processo do Trabalho. O evento é gratuito e aberto aos interessados, que podem se inscrever pelo site www.cbmae-ma.com.br

I Pitch CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís realizará dia 13 de setembro o I Pitch CDL, evento que fomenta o empreendedorismo, com apresentação de cases locais de sucesso.
Os palestrantes são Elizabeth Rodrigues, que falará sobre os 60 anos do Colégio Dom Bosco; e Marcelo Brasil, (Potiguar), que vai abordar tendências do setor varejista. Já João Silva, cofunder da CreativePack, falará sobre inovação e tecnologia para negócios.

Feira da Beleza de Imperatriz

A tradicional Feira da Beleza de Imperatriz, que chega à sua sétima edição, será lançada na terça-feira, 28, durante café da manhã para a imprensa, no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz.
O evento, que acontecerá de 11 a 13 de novembro, é voltado para as áreas do cabelo, da estética, da maquiagem e da manicure, com o objetivo atualizar os profissionais.

Frase

“A campanha “Recupera Mais Crédito 2018” é oportunidade única para o cliente com débitos em atraso regularizar sua situação e voltar a ter crédito”

Patrícia Barbiero
Superintendente Regional do Banco da Amazônia no Maranhão

Varejo

Seminário Fiema de Inovação
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) promove dia 31 deste mês às 8h30, no Salão Nobre da Casa da Indústria, o Seminário Fiema de Inovação Industrial - Oportunidades para Indústria 4.0 no Brasil. A palestra será ministrada pelo gerente executivo de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), João Emílio Gonçalves e pela especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai Nacional, Paula Bucchianeri de Nadai.

Regularização Tributária
A Receita Federal alerta os contribuintes que aderiram ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert),que o prazo para consolidação vence dia 31 deste mês. Foram enviados 732 avisos a contribuintes do Maranhão, cujo total de débitos em aberto passíveis de inclusão no programa é de R$ 388.478.984,43.

1º Encontro de Empretecos
Carla Sani (foto), fundadora da Sorridents, maior franquia de clínicas odontológicas da América Latina, estará em São Luís no dia 31 deste mês, onde participará do 1º Encontro de Empretecos do Maranhão, evento promovido pelo Sebrae, em comemoração aos 25 anos de Empretec no Brasil.
A rede Sorridents tem faturamento previsto para este ano da ordem de R$ 340 milhões nas 250 unidades espalhadas por todo país. Carla Sani mora atualmente em Orlando (EUA), mas é convidada com frequência para vir ao Brasil, para ministrar palestras sobre empreendedorismo.

Seminário de Arroz
A Embrapa Cocais, em parceria com a prefeitura municipal de Codó, realizará o I Seminário de Arroz de Terras Altas do município de Codó-Território dos Cocais, no dia 29, das 8h as 12h, no auditório da Associação Comercial de Codó.

Compras internet
Levantamento da CNDL e SPC Brasiil com internautas que realizaram alguma compra online nos últimos 12 meses mostra que 47% dos entrevistados sempre fazem pesquisas na internet antes de realizar alguma compra em loja física. Nesses casos, a maioria busca informações sobre preços (38%).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.