Senador americano

John McCain decide suspender tratamento contra câncer

''O progresso da doença e o avanço inexorável da idade deram seu veredito'', diz nota da família; senador tem 81 anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

ESTADOS UNIDOS - O senador John McCain, que foi diagnosticado com câncer no cérebro no ano passado, tomou a decisão de interromper o tratamento médico, disse sua família em um comunicado na sexta-feira,24.

McCain, de 81 anos, foi diagnosticado em julho do ano passado com glioblastoma (tumor cerebral). Ele combateu no Vietnã, onde foi prisioneiro por mais de cinco anos. Desde 1987 é senador pelo Arizona. Em 2008, perdeu a eleição presidencial para o democrata Barack Obama.

"No verão passado, o senador John McCain compartilhou com os americanos a notícia que nossa família já sabia: ele havia sido diagnosticado com um glioblastoma agressivo e o prognóstico era sério. No ano seguinte, John superou as expectativas de sobrevivência. Mas o progresso da doença e o avanço inexorável da idade deram seu veredito. Com sua habitual força de vontade, ele agora decidiu descontinuar o tratamento médico", disse em um comunicado a família do republicano do Arizona.

A declaração prossegue: "Nossa família é imensamente grata pelo apoio e gentileza de todos os seus cuidadores durante o ano passado, e pela contínua manifestação de preocupação e afeto de muitos amigos e associados de John, e dos muitos milhares de pessoas que o estão mantendo em suas orações. Deus abençoe e obrigado a todos. "

Desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca, a relação de McCain com ele foi muito tensa, já que o influente senador não aprova muitas políticas de Trump e nem a sua maneira de conduzir as relações externas.

Em maio, o "New York Times" revelou que McCain deu instruções para as pessoas mais próximas a ele para que Trump não vá ao seu funeral, e que no lugar esteja o vice-presidente Mike Pence.

McCain pediu para ser substituído no Senado por alguém de sua total confiança. Segundo o "NY Times", essa pessoa poderia ser a mulher do político, Cindy, que ocuparia o cargo até as eleições de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.