Robson Luan do Nascimento Sousa, estudante

Integrante da elite da matemática mundial

Maranhense foi um dos três estudantes brasileiros a conquistar medalha de ouro; amante dos números, ele pretende seguir carreira na área de Engenharia

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Estudante Robson Luan do Nascimento comemora a medalha de ouro
Estudante Robson Luan do Nascimento comemora a medalha de ouro

SÃO LUÍS – A história que há de ser contada aqui, hoje, se resume a uma palavrinha mágica: conquista! Imagine um adolescente de 16 anos, estudante de escola pública do interior do estado, precisamente do município de Santa Inês, localizado a oeste do Maranhão, saindo de casa para concorrer, na Ásia, à Olimpíada Internacional de Matemática - Ásia International Mathematical Olympiad (Aimo). Esta é a história do adolescente Robson Luan do Nascimento Sousa, estudante do 2º ano do Ensino Médio e Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - campus Santa Inês.


Na companhia de outros 225 estudantes que compunham a delegação brasileira em Bangcoc, na Tailândia - onde aconteceu o evento, entre os dias 3 e 7 deste mês -, Robson Luan foi um dos três brasileiros que recebeu medalha de ouro, e o único do Maranhão. Após a vitória, sua cidade natal realizou uma recepção calorosa para ele e mais três alunos, Joebson Nunes Trindade, Fabio Santos de Oliveira Filho e Bruno Carvalho da Silva, que também foram premiados com medalhas de bronze e certificado de honra ao mérito.


Robson Luan, que é aluno do curso de Técnico em Eletroeletrônica no IFMA, ganhou a medalha de ouro entre os alunos de 2º ano do ensino médio de todo o mundo. Ele foi selecionado para a olimpíada na Tailândia com base em sua participação em olimpíadas anteriores. Participou da Aimo 2017, na Malásia, mas não chegou a conquistar medalhas. Havia participado também da Olimpíada Canguru de Matemática 2017, na qual ganhou medalha de bronze. O resultado serviu de motivação e experiência.

Robson Luan do Nascimento com os premiados Joebson Nunes Trindade, Fabio de Oliveira Filho e Bruno Carvalho da Silva
Robson Luan do Nascimento com os premiados Joebson Nunes Trindade, Fabio de Oliveira Filho e Bruno Carvalho da Silva

Foco
Muito estudo e foco, desde sempre, fizeram com que o adolescente chegasse ao mais alto do pódio em uma premiação que, convenhamos, ficou para os gênios. Gênios da matemática! “Eu sempre gostei muito de matemática. Tive muito foco, estudei muito. Eu não esperava receber uma medalha, ainda mais de ouro”, declarou, ainda incrédulo, o vitorioso Robson Luan do Nascimento Sousa.


“É incrível receber uma medalha em uma competição internacional, representar o Brasil […]. Não consigo descrever a emoção”.


Na linha horizontal e infinita em que se estendem os números, voam juntos os sonhos e objetivos que Robson pretende realizar e alcançar. Por enquanto, sonha em forma-se em Engenharia Mecatrônica, mas não descarta a possibilidade de estudar Engenharia da Computação, algo de que gosta muito.

AIMO

A Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (Aimo) é uma competição anual de Olimpíada internacional originada de Hong Kong. É organizado pela União Internacional de Matemática Olympics da Ásia desde 2012. Neste ano, reuniu estudantes de 16 países. O Brasil foi o único país das Américas a mandar representantes. Além do Maranhão, haviam competidores de mais de 11 estados brasileiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.