Mercado

CEM e Ademi farão debates com candidatos ao Governo do Estado

Clube de Engenharia e a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário querem discutir o tema “Construção Civil para o Desenvolvimento do Maranhão”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Representantes da Ademi-MA e do Clube de Engenharia do Maranhão na reunião
Representantes da Ademi-MA e do Clube de Engenharia do Maranhão na reunião (Representantes da Ademi-MA e do Clube de Engenharia do Maranhão na reunião)

SÃO LUÍS - Diretores do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) e da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Maranhão (Ademi-MA) se reuniram e decidiram convidar entidades de classe de engenheiros, arquitetos, operários e demais trabalhadores da área de construção civil e setor imobiliário, além de estudantes de engenharia, para discutir o tema “Construção Civil para o Desenvolvimento do Maranhão” durante encontro com candidatos ao Governo do Estado.

“A construção civil tem um papel decisivo no incremento da economia e na promoção de empregos, pois é uma indústria que alavanca as demais indústrias”, afirmou o presidente da Ademi-MA, Cláudio Calzavara de Araújo, na reunião, realizada na sede da entidade, em São Luís.

O presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez, reafirmou a importância da sociedade se unir em defesa do desenvolvimento do Maranhão. “A construção civil gera cerca de 100 mil empregos diretos no estado; só os engenheiros são mais de 14 mil profissionais nesse mercado de trabalho”,ressalta.

O convite está sendo encaminhado ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Sinduscon-Oeste do Maranhão, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Maranhão (Crea-MA), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU-MA) e Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Maranhão (Sincopem-MA).

A solicitação foi enviada, também, às entidades representativas de estudantes dos cursos de engenharia das universidades públicas e privadas.

O setor de construção civil vai ouvir os planos concretos que os candidatos ao Governo do Estado têm para incentivar o crescimento do setor. A proposta é realizar, em setembro, os encontros separados com cada um dos candidatos.

Na reunião, os participantes fizeram um balanço da atual situação econômica do Brasil e de seus efeitos na área da construção civil. Os empresários estão preocupados porque não conseguem empreender e gerar empregos por causa da queda no poder aquisitivo da população. Na avaliação dos empresários, mesmo com a crise nacional, um governador eleito tem condições de motivar a economia e atrair investimentos estimulando o mercado local a se desenvolver.

Falando em nome dos engenheiros, Emanuel Miguez afirma que a atual situação econômica do Brasil pode mudar. “Agora, Mas, se depender somente dos empreendedores e dos profissionais da área de construção civil, sem a colaboração do Governo Federal e governos estaduais, fica impossível”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.