Descaso e transtornos

Poços perfurados no programa “Água para Todos” não funcionam

Moradores do Residencial Nova Vida, na zona rural de São Luís, afirmam que os equipamentos não jorram água desde que foram instalados; para ter água estocada em casa, a população tem de pagar em poço particular de vizinhos

Daniel Júnior / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

[e-s001]Moradores do Residencial Nova Vida, na zona rural de São Luís, exigem que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) instale bombas em dois poços que foram perfurados, há três anos, no programa do Governo Estadual “Água para Todos”, para abastecer a comunidade. Famílias informaram que os equipamentos nunca funcionaram e, por isso, precisam comprar água de vizinhos, que têm poço particular, ou pagam para carroceiros que transportam água de um terceiro poço, que há na região.

A dona de casa Maria Luzia Santos, de 29 anos, é uma das moradoras afetadas pelo não funcionamento dos poços. “Eu tenho seis filhos e muitos afazeres em casa. A minha sorte é que ainda estou conseguindo pagar R$ 50,00 por mês a uma vizinha para conseguir água duas vezes por semana. Encho uns baldes que tenho em casa. Mas tem gente que paga para carroceiros buscar água em um poço que há um pouco distante daqui. É complicado. Às vezes, quando não tenho água, tenho de andar muito neste sol quente para conseguir, pelo menos, um balde”, detalhou.

“Desde que perfuraram esses poços aqui no Residencial Nova Vida, que não funcionam. Uma comitiva foi à Caema para pedir que viessem fazer o serviço completo [instalar as bombas]. Estamos sofrendo há muito tempo e temos de pagar mais caro, para ter água estocada em casa. Não temos nenhum problema em pagar a conta de água, mas queremos que façam o serviço certo. Sabe o que a Caema nos diz? Que não tem dinheiro e não tem como fazer nada. A empresa que perfurou os poços alega que a Caema não pagou pelos serviços”, acrescentou Valdivino Mota Pereira, que é pedreiro e presidente da Associação dos Moradores do Residencial Nova Vida.

“Até hoje aguardamos a instalação das bombas nesses poços, para que a água chegue às torneiras de nossas casas. Já não aguentamos essa situação e nem sempre temos dinheiro para comprar água. É uma situação que nos incomoda bastante. Estamos esperançosos de que isso vai mudar”, finalizou o agricultor Cícero de Jesus, de 53 anos.
O programa “Água para Todos”, do Governo do Maranhão, foi lançado no dia 15 de junho de 2015, com o objetivo de levar água tratada a todos os lares maranhenses.

[e-s001]A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou, em nota, que os poços artesianos do Residencial Nova Vida serão equipados e interligados à rede já implantada na localidade. Tão logo o serviço seja realizado, o abastecimento de água será estabelecido. Segundo ela, o atraso ocorreu porque a empresa vencedora do certame quebrou o contrato e abandonou a obra. A companhia adotou as medidas judiciais cabíveis, notificando e penalizando a empresa responsável.

SAIBA MAIS

Atualmente, moram aproximadamente 4 mil famílias no Residencial Nova Vida. São 16 mil lotes de terra na área, mas a maioria continua desabitada, por causa da falta de água.

Fonte: Associação de Moradores do Residencial Nova Vida

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.