Eleições 2018

Ibope desmente institutos governistas e aponta disputa acirrada pelo Governo do Maranhão

Flávio Dino e Roseana Sarney estão separados por apenas 9 pontos percentuais; consulta aponta para 2º turno

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Flávio Dino e Roseana lideram a disputa pelo governo
Flávio Dino e Roseana lideram a disputa pelo governo ( Roseana Sarney)

O governador Flávio Dino (PCdoB) e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) lideram a corrida pela sucessão no Maranhão, segundo a primeira pesquisa Ibope/TV Mirante de 2018, divulgada nesta quinta-feira, 23.

Os novos números, contudo, contradizem levantamentos contratados pelo Palácio dos Leões – que apontam tranquila liderança do comunista – e revelam, quando analisada a margem de erro, a possibilidade real de um 2º turno na eleição maranhense.

No cenário estimulado, Dino aparece com 43% das intenções de voto. Roseana vem em segundo lugar, com 34%. O senador Roberto Rocha (PSDB) e a ex-prefeita Maura Jorge (PSL), estão empatados com 3% cada. Ramon Zapata (PSTU) marcou 1% e Odívio Neto (PSOL) não pontuou.

Eleitores que declararam votar em branco, ou nulo, somaram 8% e outro 7% ainda não sabem em quem votar, ou não responderam ao questionário.

Somados, os adversários do governador chegaram a 41%, a apenas 2 pontos percentuais do governador. Como a margem de erro da consulta é de 3 pontos percentuais – para mais ou para menos -, pode-se afirmar a eleição no Maranhão tende a ser decidida mesmo no 2º turno.

Contratado pela TV Mirante, o Ibope ouviu 1008 eleitores maranhenses, entre os dias 17 e 23 de agosto. O registro foi feito na Justiça Eleitoral sob o número MA-00502/2018. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança, de 95%.

Receio – Aguardada com receio pela coligação “Todos pelo Maranhão”, que tem Flávio Dino como candidato à reeleição, a pesquisa acaba por confirmar o temor dos comunistas.

Desde o período pré-eleitoral, o Palácio dos Leões e seu entorno tentam consolidar a narrativa de que o governador conseguirá reeleição tranquila, ainda no primeiro.

Os números do Ibope, no entanto, mostram que a disputa está muito mais acirrada e que há uma possibilidade concreta de disputa em dois turnos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.