Execução

Detento é executado ao chegar à casa de sua mulher, em Ribamar

Luís Carlos Mendonça Mendes, que estava no semiaberto e trabalhava naquela cidade, foi alvejado a tiros em emboscada preparada por dois criminosos

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
LuÍs Carlos ainda foi socorrido pela equipe da Semu, mas não resistiu
LuÍs Carlos ainda foi socorrido pela equipe da Semu, mas não resistiu (morto)

SÃO LUÍS - O presidiário do regime semiaberto Luís Carlos Mendonça Mendes, 30 anos, foi executado na manhã desta quinta-feira, 23, nas proximidades da casa de sua companheira, Jaraci Carvalho, no bairro Oiteiro, em São José de Ribamar.

“Ainda escutei os tiros”, disse ela aos policiais. Luís Carlos chegou à porta da casa da companheira pedindo para abrir o portão e foi quando ela ouviu os tiros e, ao sair, encontrou a vítima ensanguentada e dois criminosos correndo rua a baixo, fugindo com a arma na mão.

A mulher pediu socorro aos vizinhos e levaram a vítima até a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada nas proximidades do local do crime. Luís Carlos foi colocado em uma ambulância, mas morreu antes de chegar ao hospital. O o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís, para a autópsia.

Investigação

O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil do Araçagi, que é coordenada pelo delegado Walter Wanderley, mas será investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP).

Os moradores da área onde ocorreu o crime, que não se identificaram com receio de represália, disseram que Luís Carlos foi vítima de uma emboscada preparada por integrantes de facção criminosa. A vítima cumpria pena no regime semiaberto, dormia no presídio e durante o dia trabalhava em uma lanchonete, em São José de Ribamar, mas sempre que chegava à cidade, passava na casa da namorada.

Ainda segundo os populares, Luís Carlos desceu do coletivo e antes de entrar na casa de Jaraci Carvalho, foi alvejado com cerca de cinco tiros. Os vizinhos chegaram a olhar os criminosos que após o crime fugiram correndo com a arma na mão.

Roubo

Luís Carlos havia sido preso duas vezes em 2016, a última no dia 23 de novembro, no bairro Piçarreira, naquela cidade. Ele estava em companhia de um comparsa praticando roubo a uma mulher.

No mesmo ano, em janeiro, Luís Carlos trabalhava como vigilante quando foi preso pelos crimes de receptação e corrupção de menores. Segundo a polícia, ele estava com um som automotivo que tinha sido roubado por quadrilheiros e faccionados de um taxista, no Residencial Nova Terra, em São José de Ribamar.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, por meio de nota, que o interno Luís Carlos Mendonça Mendes, de 30 anos, cumpria pena no regime semiaberto desde o dia 17 de julho, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Monte Castelo. O benefício foi concedido pelo titular da 2ª Vara de Execuções Penais (VEP), o juiz José Ribamar D´Oliveira Costa, que respondia pela 1ª Vara na ocasião. A Secretaria esclarece que, assim como a maioria dos internos da unidade, Luís Carlos também exercia trabalho externo, concedido por meio da Portaria nº 042/2018 de 17 de julho de 2018.

Mais mortes

A polícia começou ontem a investigar a morte do criminoso Jonatas Sousa, o Pirata, ocorrida na tarde de quarta-feira, 22, no centro de Timon. Há possibilidade de o autor desse crime ter sido um policial militar aposentado.

Populares disseram que o policial havia deixado a agência do Banco do Brasil quando foi abordado por Pirata e reagiu, empunhando a sua arma e alvejando o assaltante, que morreu no local. O corpo do assaltante foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

O delegado Humaitan Silva, lotado na Delegacia de Homicídios do município, não confirmou se o autor do disparo tinha sido um militar. Segundo ele, as testemunhas ainda serão ouvidas.

Já no povoado Alto do Abel, zona rural de Santa Luzia do Paruá, foi assassinado Antônio P rudêncio dos Santos, de 45 anos, na noite de quarta-feira, 22. A polícia informou que dois homens não identificados teriam sido os autores do crime e fugiram em um veículo preto. O caso está sendo investigado pela delegacia de Polícia Civil da cidade, mas até a tarde de ontem não havia registro de identificação dos criminosos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.