Perigo

Casas são erguidas em área de erosão no bairro Ribeira

Residências são fixadas em ambientes que apresentam crateras e acesso bastante difícil

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Casa construída à beira de encosta, na área da Ribeira, na zona rural
Casa construída à beira de encosta, na área da Ribeira, na zona rural (casas Ribeira)

Casas estão sendo construídas em área de erosão no Residencial Ribeira, do programa “Minha Casa, Minha Vida”, situado no bairro Ribeira, na zona rural de São Luís. As residências são erguidas em ambientes que apresentam erosão e acesso bastante difícil ou quase impossível. O Estado não encontrou os responsáveis por essas construções. Algumas dessas casas estão com placas de “aluga-se” e “vende-se”.

Diversas ruas do Residencial Ribeira estão esburacadas e com muita lama, fator que provoca riscos de acidentes para os moradores e/ou condutores que ousam percorrer por lá. As vias necessitam de uma obra de pavimentação asfáltica, para que o fluxo de pedestres e veículos seja realizado sem nenhum transtorno. De acordo com moradores, os ônibus não estão mais trafegando pelas vias da habitação, por causa dessa problemática. “Não conhecemos quem está construindo essas casas nesses locais arriscados. Esses estabelecimentos podem desabar. O nosso residencial precisa de uma obra, porque está a cada dia mais destruído. Os coletivos já não entram mais. Só chegam até a parte da frente, para não quebrar ou até mesmo ficar encurralado ou cair dentro dos buracos”, relatou o serralheiro Renato Gomes, de 32 anos, que mora no residencial há dois anos.

Erosão
Em decorrência das fortes chuvas que aconteceram nos primeiros meses do ano em São Luís e no estado, uma das ruas do Residencial Ribeira se partiu, ficou destruída e desmoronou, resultando em um buraco profundo, que se tornou um obstáculo perigoso.

Com três mil unidades, o Residencial Ribeira, situado na zona rural de São Luís, foi entregue à população no dia 22 de maio de 2015, De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas com a entrega das residências do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Procurada por O Estado, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil Municipal, informou que vai incluir a área citada no monitoramento e controle do órgão.

SAIBA MAIS

O que é Erosão

É o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.

Fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br

Números de moradias no Residencial Ribeira

Situado no bairro Ribeira, o empreendimento é composto por nove etapas, sendo 1.408 apartamentos, distribuídos em 88 blocos de quatro pavimentos e quatro unidades em cada andar.

Fonte: CEF

Infraestrutra

O Estado constatou que é degradante a situação da infraestrutura do Residencial Ribeira. A maioria das Ruas estão sem asfalto e muitas delas estão partidas. No local também tem muita poeira, que é gerada pela areia fofa das vias, e lama barrenta. As casas que estão sendo construídas em morros podem desabar a qualquer momento, principalmente no período de fortes chuvas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.