Eleições 2018

TRE impede censura do PCdoB a pesquisa Ibope no Maranhão

Levantamento contratado pela TV Mirante deve ser divulgado nesta quinta-feira, 23

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Flávio Dino tentou impor censura à pesquisa Ibope
Flávio Dino tentou impor censura à pesquisa Ibope (Ibope)

O juiz Alexandre Lopes de Abreu, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), indeferiu um pedido da coligação “Todos pelo Maranhão”, encabeçada pelo PCdoB, contra a divulgação da pesquisa Ibope/TV Mirante, cujos números devem ser apresentados hoje.

Na ação, os comunistas alegaram, dentre outros pontos, que o instituto não atendeu ao critério de eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade, que a soma dos percentuais do público pesquisado era de 99% e que o utilizou-se como base populacional o Censo de 2010.

O magistrado rejeitou todos os argumentos da coligação, e indeferiu o pedido.

“Os argumentos expostos nos autos não evidenciam a probabilidade do direito vindicado (fumus boni iuris), uma vez que não demonstrada a prática de conduta contrária à legislação eleitoral, o que, por si só, afasta a concessão total da medida liminar pleiteada. Diante do exposto, ausentes os pressupostos para a sua concessão, indefiro a liminar”, despachou.

O Ibope Inteligência registrou uma pesquisa eleitoral no Maranhão e deve divulgar os resultados nesta quinta-feira.

Ao todo, estão sendo ouvidos 1008 eleitores, desde o dia 17. A coleta termina hoje e o resultado será divulgado no JMTV 2ª edição, da TV Mirante.

Reação – A simples divulgação do registro da pesquisa, no início da semana, provocou reação dos comunistas maranhenses.

O próprio governador Flávio Dino (PCdoB) chegou a criticar o instituto nas redes sociais, antes mesmo da divulgação dos dados.

Sem citar nomes, atacou o instituto, o qual classificou de “famosinho (que nunca acerta aqui)”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.