Geral | Educação

Apenas 36% das instituições de ensino rurais possuem acesso à internet

Quase metade dessas escolas (48%) apontou a infraestrutura de acesso como motivo para não usar a internet e 28% destacaram o alto custo da conexão
Estadão Conteúdo23/08/2018 às 09h00
Apenas 36% das instituições de ensino rurais possuem acesso à internetO estudo foi feita pelo TIC Educação ()

BRASIL - A conexão de estudantes e professores é desigual quando são comparadas as áreas rurais e urbanas. A pesquisa TIC Educação, que passou a entrevistar no ano passado as instituições rurais, aponta que, entre elas, só 36% tinham acesso à internet.

Quase metade dessas escolas (48%) apontou a infraestrutura de acesso como motivo para não usar a internet e 28% destacaram o alto custo da conexão.

"Vimos uma incorporação crescente da internet nas escolas urbanas e é preciso desenvolver medidas para dar as mesmas oportunidades a estudantes que vivem em áreas rurais. A pesquisa mostra que os dispositivos estão presentes e estão sendo usados. O papel do governo talvez seja o de desenvolver outras habilidades, que não são cobertas pelas mídias móveis, como aprender a lidar com programação", diz Fábio Senne, coordenador-geral de pesquisas do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

O estudo TIC Educação coletou dados de 957 escolas localizadas em áreas urbanas e realizou 1.481 entrevistas com diretores ou responsáveis pelas instituições de ensino localizadas em áreas rurais.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte