COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Alcione cantando com a ministra Carmen Lúcia e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge
Alcione cantando com a ministra Carmen Lúcia e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge
As mulheres do Poder com Alcione no encontro “Elas por Elas”, realizado segunda-feira em Brasília
As mulheres do Poder com Alcione no encontro “Elas por Elas”, realizado segunda-feira em Brasília

Alcione e a glória
Que Alcione é uma das cantoras mais carismáticas e talentosas do Brasil, todo mundo sabe, mas a sua importância pode ser medida pelo reconhecimento dado a ela por nomes do mais alto gabarito do país.
Na segunda-feira (20) a cantora maranhense participou do Seminário Elas Por Elas, em Brasília. Organizado pela Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Carmem Lúcia, o evento também contou com a presença de Raquel Dodge, procuradora-Geral da República, Grace Mendonça, advogada-Geral da União e Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O seminário contou ainda com as presenças de Luiza Helena Trajano, presidente da Rede Magazine Luiza; Maria Silvia Bastos Marques, presidente da Goldman Sachs; Lucia Braga, presidente da Rede Sarah de Hospitais; Ana Maria Machado, primeira-secretária da Academia Brasileira de Letras;
Betânia Tanure, sócia-fundadora da Betânia Tanure Associado.
E o encontro rendeu.

Alcione e o Poder
Para Alcione, esta semana vai ficar marcada para sempre na sua trajetória de vida como artista e como mulher.
Afinal, a maior cantora de canção popular do Brasil (no fim de semana ela venceu, mais uma vez, nessa categoria, o disputado Prêmio da Música Brasileira) se viu cercada pelas lideranças do Judiciário, todas mulheres pela primeira vez na história do Brasil, durante evento de promoção da igualdade de condições, realizado em Brasília.

Na casa de Cármen
O ponto alto do encontro foi a cantoria provocada por Alcione na residência da presidente do Supremo.
“Vai, Cármen Lúcia!”, conclamou a Marrom. E esta não se fez de rogada: “Não deixe o samba morrer…não deixe o samba acabar, o morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar…”, puxou a ministra, com boa desenvoltura, seguida pela procuradora-geral, Raquel Dodge.
Cármen e Raquel, aliás, ensaiaram passinhos desinibidos e um bom molejo na cintura.

Partido alto
Alcione afirmou que acompanha o trabalho do STF e, independentemente de correntes ideológicas, respeita o trabalho de Cármen Lúcia.
- Você sabe que o meu partido é o partido alto, né? - brincou a Marrom, que também falou durante o seminário.
- Mas essas mulheres têm um trabalho para fazer e estão fazendo com competência.

Alcione e mensagem
No mesmo dia, tão logo Alcione postou o vídeo no seu Instagram, começaram os aplausos, encabeçados por ninguém menos que icônico
padre Fábio de Mello, cantor com discos gravados, que gostou muito
do momento.
Disse ele: “Tão bonito ver a desconstrução positiva dos que vivem sob a rigidez sisuda do poder. Em última instância, somos todos humanos, necessitados das mesmas alegrias, vítimas das mesmas agruras”.
Durante o evento, elas discutiram as diferenças no tratamento que homens e mulheres recebem, mesmo ocupando as mesmas posições.

Alcione tutu mineiro
No vídeo da cantoria, postado no instagram de Alcione, também aparecem a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e a presidente do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz.
Até a noite de ontem o vídeo tinha 95 mil visualizações.
“Não tem como medir o prazer de estar na companhia dessas mulheres incríveis! Obrigada, ministra Cármen Lúcia!”, escreveu Alcione na postagem.
As reações dos fãs à publicação foram, em geral, positivas.“Estas mulheres fortes mostram que são iguais a quaisquer outras, que cumprem sua missão árdua, trabalham como tantas do nosso país. Mas, também têm seus momentos de descontração e lazer. Parabéns, Marrom, por ter feito nossas guerreiras cantarem e dançarem”, escreveu uma das seguidoras de Alcione.

Alcione e surpresa
A cantora Alcione diz que ficou surpresa com a performance da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que cantou um trecho de “Não deixe o samba morrer”.
- Eu não esperava, pois sempre a achei muito séria. E a Cármen Lúcia é afinada, conhece tudo de música brasileira, é uma amante da arte e tem uma grande
sensibilidade - conta a Marrom.
- Tem que respeitar o tamborim delas. São mulheres que têm uma posição importante no nosso estado, no nosso país e as admiro muito - afirmou a cantora que o Maranhão exportou para o mundo.

Bate-boca
Depois dos primeiros debates, ficamos na mesma. Não se debate o futuro do país, mas o seu passado de “malfeitos”. Qual será o futuro da educação? Da saúde? Da segurança pública.
Nunca se saberá dos projetos dos presidenciáveis – eis que eles escolheram não debater.
Não há um debate; o que há é um “bate-boca”.
Há sempre alguma figura hilária, pronta para derrubar o tabuleiro.
E há os que não querem um debate. Mas um “teatro”.

Bate-boca 2
Tem mais: há o “apelo” para que apareça no vídeo a cadeira vazia do convidado “impedido de comparecer”, há o primeiro ataque do “cabo” ao “capitão” e deste aos “políticos tradicionais” e, entre estes, um esforço para a “desqualificação” dos “folclóricos”.
Em resumo: debate produtivo seria entre dois, no máximo três candidatos.
Com 13, o que há é um bate-boca em forma de desaforos.

Grande engano
Lá vêm eles de novo, prometendo prioridade para a saúde, atenção para a educação, prestígio para a segurança pública. Dizem que não fazem promessas, mas firmam compromissos. Adotam facilmente a linguagem que lhes é ensinada por marqueteiros e dizem com facilidade que as crianças merecem atendimento de primeira, crianças que, aliás, muitas vezes vão parar
nos seus colos.
A mulher, afirmam, terá tratamento igual ao dos homens. Os negros não experimentarão mais a discriminação.
Lá vêm eles de novo. E nós aceitamos o que expõem,
porque temos esperança de que tudo vai mudar. Nunca muda. Coitados de nós!

Vice-campeão
Bateu na trave. O cantor Job Veloso ficou em 2º lugar no concurso nacional de covers da banda Engenheiros do Hawaii.
Agora, o foco dele e dos companheiros de banda Putabend será a divulgação do single “Com os anjos” e a gravação em estúdio de “Bumba índia”, canção que mistura rock com bumba-meu-boi.
O grupo tem feito releituras inusitadas. “Dente de ouro”, de Josias Sobrinho, ganhou uma versão roqueira. O mesmo ocorreu com “Eu sei de cor”, de Marília Mendonça, que adquiriu nova roupagem com os músicos da banda.

No Rio
O procurador geral do Estado, Bruno Tomé Fonseca, representará o Maranhão no Colégio de Procuradores Gerais, nesta quinta e sexta-feira, na sede da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. No encontro, serão discutidos temas relevantes e referentes aos estados, no âmbito jurídico, pelos representantes máximos das procuradorias gerais.

Promoção no Blue Tree Towers
Ter uma noite romântica em meio à correria do dia a dia é um estimulante perfeito para aquecer e renovar a relação. E foi por isso que o Blue Tree Towers Hotel criou o pacote especial para casais, que inclui jantar com menu degustação no restaurante. Já para famílias com crianças de até sete anos, o pacote ideal é o “Final de Semana Relax”, que começa na sexta e vai até domingo, e oferece a experiência de aproveitar uma extensa área de lazer com conforto e segurança, e de brinde, ainda ter a brisa e o barulho do mar.

DE RELANCE

Minicursos de gastronomia
O Atelier Don’Anna, espaço dedicado à realização de cursos gastronômicos do Supermercado Mateus no bairro da Cohama, recebe na próxima quinta-feira o nutrichef André Luiz, conhecido pela ministração de cursos e pela divulgação da educação nutricional. André é nutricionista e chef de cozinha, com formação em Santa Catarina. Na ocasião, serão oferecidos dois minicursos que já estão com inscrições abertas: “Estratégias práticas da gastronomia funcional, fit e low carb” e “Curso prático: low carb vegano”.

Minicursos de gastronomia 2
André Luiz desde criança tinha curiosidade sobre o mundo da gastronomia, mas foi na juventude, depois de se deparar com uma hipertrigliceridemia e com pré-diabetes, que ele resolveu associar qualidade e saúde à sua própria alimentação. Resultado: levou a sério e se tornou um profissional da área. Os minicursos no Atelier Don’Anna fazem parte do CONNEF (Congresso Norte-Nordeste de Nutrição Estética e Funcional) que será realizado de 23 a 25 deste mês e irá promover uma nova perspectiva de conhecimento baseada em evidências científicas para a promoção dos avanços da Nutrição Estética e Funcional.

Dia da Carreira
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade do Sistema Fiema, é apoiador do Career Day (Dia da Carreira), evento que será promovido nesta quarta-feira, com credenciamento a partir das 13h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em São Luís. Com o tema “O que você quer ser hoje?”, o encontro tem a proposta de apresentar aos alunos universitários e estudantes em geral um pouco do universo e realidade do mercado de trabalho.

Fialho e novo endereço
Considerado um dos melhores profissionais maranhenses de Odontologia, Fernando Fialho acaba de mudar o endereço de seu consultório que possui clientela do Maranhão, do Brasil e até mesmo do exterior. O consultório está funcionando em modernas instalações no bairro Quintas do Calhau, próximo ao Barramar. O telefone é 3227.5945 e o Whatsapp, 98402-4431. Vale a dica: para marcar retorno, os antigos pacientes não precisarão pagar a consulta inicial.

Levantamento de peso
O professor carioca Eduardo Roberto, cujo nome atualmente está associado ao projeto da Academia Viva Água, onde ele desenvolve um aplaudido trabalho, marcado por muito conhecimento e inovação, é um campeão na modalidade LPO (Levantamento de Peso Olímpico). Recentemente, ele ficou em terceiro lugar (81 até 89kg) no Campeonato de Weightlifting de Fortaleza (CE). Mas Eduardo Roberto não está sozinho nessa empreitada esportiva. Quem também participou, ao lado dele, foi o garoto João Roberto, seu filho, que arrebatou o primeiro lugar (até 55kg), e a esposa, Lívia Figueiredo Soares, que trouxe o primeiro lugar (55 até 63kg).

Desligamento de canais
A Turner Brasil, dona dos canais Esporte Interativo, comunicou ao mercado o desligamento desses canais a partir da 0h do próximo dia 26 de setembro. Segundo o comunicado da Turner, parte do conteúdo esportivo dos canais Esporte Interativo migrará para os canais TNT e Space. A Turner afirma ainda que será mantida a transmissão da Série A do Campeonato Brasileiro pelos próximos seis anos, a partir de 2019, e a Liga dos Campeões da UEFA por mais três temporadas, a partir de agosto de 2018.

Desligamento de canais 2
No assunto: o encerramento da transmissão dos canais Esporte Interativo pela Turner afetará indistintamente todas as operadoras de TV por assinatura, inclusive a TVN, que já adotou medidas para minimizar o impacto para os seus assinantes e anuncia a substituição dos canais: Esporte Interativo (137 e 637) será substituído pelo canal TRU (91 e 491); sai o EI MAXX (138 e 638) e entrará o TNT Plus. E o EI MAXX 2 (139 e 639) será substituído pelo Space Plus.

Para escrever na pedra:
“Só os espíritos medíocres condenam geralmente tudo aquilo que não está ao seu alcance.” De François de la Rochefoucauld

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.