Revista

Palestra e lançamento no IHGM

Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão será lançada hoje, após palestra sobre Diogo de Campos Moreno, às 16h, na sede do instituto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
O presidente do IHGM, José Augusto Silva Oliveira destacou a importância da publicação
O presidente do IHGM, José Augusto Silva Oliveira destacou a importância da publicação (Antonio Oliveira)

SÃO LUÍS - O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), promove hoje, às 16h, em sua sede (Rua de Santa Rita, Centro), a palestra “Diogo de Campos Moreno: o conquistador do Maranhão”, a ser proferida pelo historiador Rosberg Farias. Na ocasião, também será lançada a revista nº 46 do IHGM. A publicação reúne artigos com temas diversos escritos por 19 membros da instituição. O evento marca o Dia do Historiador, que é celebrado em 19 de agosto.

O historiador Rosberg Farias, radicado em Manaus (AM) abordará, em sua palestra, aspectos e contribuições do conquistador português e sua participação na reconquista do Maranhão. Sargento Mor do Brasil, Campos Moreno atuou ao lado de Jerônimo de Albuquerque na batalha contra os franceses em solo maranhense e escreveu o livro “Jornada do Maranhão”, um clássico da historiografia, cuja primeira edição foi publicada em 1818 em Portugal.

O presidente do IHGM, José Augusto Silva Oliveira, destaca que o evento faz referência aos historiadores pela passagem de seu dia. “O IHGM compreende o historiador como um dos protagonistas dos fatos sociais, envolvendo, de um lado, as lideranças políticas, religiosas e econômicas, e, de outro, os grupos populares as lutas contra a opressão e pela libertação, à medida que cabe ao historiador o registro fidedigno deles”.

Assim, além da palestra, haverá o lançamento da mais recente edição da revista da instituição, que aborda temas como a ocupação francesa, a partir dos olhares dos seus cronistas, franceses e portugueses, o questionamento da fundação de São Luís, as três fundações do IHGM e ainda o texto da professora Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo (falecida ano passado), em homenagem aos 90 anos do IHGM, no qual conta parte de suas vivências nos 40 anos como sócia efetiva.

Há artigos também sobre nomes da intelectualidade e ciência maranhenses, a exemplo de Raimundo Lopes, Nina Rodrigues, Astolfo Serra e Aderson Ferro, entre outros temas da história do Maranhão, além de discursos de posses que compõem este volume.

A revista reúne 19 colaboradores/autores e 22 textos, entre artigos e discursos, além de um caderno de fotografias das principais atividades do instituto, entre 2015 e 2017, assim como a relação de patronos e ocupantes atuais. A publicação é resultado do Termo de Cooperação Técnico-Cientifica, firmado em 2016 entre o IHGM e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão. A publicação será doada a bibliotecas e instituições culturais.

O ex-presidente do IHGM, Euges Lima, destaca importância da publicação, cujo primeiro número saiu em 1926, apenas um ano depois da fundação da instituição. “O IHGM caminha para seu centenário revitalizado, revigorado, renovado e reafirmando-se como uma das principais instituições culturais do Maranhão, demonstrando está na trilha certa”, destaca Euges Lima, que também assina artigo na revista.

Sempre em diálogo com os membros e a intelectualidade da cidade, o instituto também mantém laços com a comunidade. “Além da homenagem aos historiadores, o evento é uma oportunidade de mantermos um diálogo com a sociedade, trazendo um especialista e disseminando conhecimento entre os membros da comunidade”, frisa o diretor de Divulgação do IHGM, Iran de Jesus Rodrigues dos Passos.

Serviço

O quê

Palestra e lançamento da revista do IHGM

Quando

Hoje, às 16h

Onde

Sede do IHGM – Rua de Santa Rita, 230, Centro

Preço da revista

R$ 25,00 à venda no IHGM e na Livraria Amei (São Luís Shopping)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.