Eleições 2018

TRE arquiva ação do PCdoB contra Roseana por ter chamado Dino de ditador

Por maioria, membros da Corte Eleitoral do Maranhão decidiu arquivar ação do PCdoB contra discurso da ex-governadora; magistrados decidiram também arquivar ação do partido do governador contra o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Rodrigues

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Pleno do TRE julgou na manhã desta terça-feira, 21, ações relacionadas a propaganda eleitoral
Pleno do TRE julgou na manhã desta terça-feira, 21, ações relacionadas a propaganda eleitoral (TRE)

Após conseguir liminar para que vídeos fossem retirados da internet em que apareciam a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) chamando o governador FLávio Dino (PCdoB) de ditador, a Corte Eleitoral do Maranhão decidiu, nesta terça-feira, 21, arquivar a ação do PCdoB contra a emedebista em que era alegando haver ofensa e propaganda negativa contra o comunista.

A decisão foi tomada após o voto de minerva (de desempate) do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ricardo Duailibe. Pelos argumentos do magistrados, por se tratar de eventos partidário feito em residência particular, não haveria ofensa ou propaganda negativa contra o candidato a reeleição, Flávio Dino.

O PCdoB pediu que fosse aplicada multa contra a candidata e também contra jornalistas que publicaram o vídeo da internet.

Os juízes eleitorais também arquivaram ação do PCdoB contra Lahésio Rodrigues, prefeito de São Pedro dos Crentes. Os argumentos da legenda são parecidos ao usados no caso do discurso de Roseana Sarney.

Segundo o partido comunista, Rodrigues - ao classificar Flávio Dino de "ruim" - cometeu crime eleitoral de propaganda antecipada negativa.

“Eu vi o que é ruim nesse estado. O que é ruim nesse estado chama-se Flávio Dino”, afirma o gestor em seu discurso.

Maioria da Corte entendeu não ter havido qualquer tipo de ofensa contra o gestor arquivando mais uma ação do PCdoB.

O TRE volta a se reunir na tarde desta terça-feira, 21, para início do julgamento dos pedidos de registro de candidatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.