INCÊNDIO

Problemas elétricos causam princípio de incêndio em UI

Situação ocorreu na Unidade Integrada (UI) Severiano de Sousa Lima, no bairro Fumacê

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Início de incêndio na UEB Severiano de Sousa Lima causou alvoroço
Início de incêndio na UEB Severiano de Sousa Lima causou alvoroço (escola)

Um princípio de incêndio ocorreu na tarde de ontem (20), em uma escola da rede municipal localizada no bairro Fumacê. O problema foi causado por uma sobrecarga de energia no registro da escola, que, há menos de um mês, passou por reformas. Ninguém se feriu.

A Unidade Integrada Severiano de Sousa Lima, de ensino fundamental, foi fechada para reformas em dezembro de 2017. A manutenção durou cerca de sete meses e em 31 de julho foi reaberta para o início do período letivo. No entanto, uma sobrecarga na fonte de alimentação energética resultou em um princípio de incêndio no local, como explicou o tenente Carvalho, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

“Houve uma sobrecarga de energia no registro. A gente verificou que, felizmente, não atingiu outras dependências da escola. Conseguimos chegar a tempo. A Cemar [Companhia Energética do Maranhão] cortou a energia e nós fizemos a contenção do incêndio”, explicou.

De acordo com a Cemar, a instalação elétrica pode ter sido feita de forma incorreta ou insuficiente para compreender a carga energética que passa pelo registro. O princípio de incêndio atingiu a área aberta da escola, onde é localizado o pátio, não atingindo alunos ou causando danos mais graves ao prédio.

O problema poderia ter sido solucionado facilmente pelos funcionários da escola caso houvesse, no prédio, extintores de incêndio, fato que chamou atenção do Corpo de Bombeiros. “A gente vai solicitar uma fiscalização da Diretoria de Atividades Técnicas aqui na escola para saber o motivo de não haver extintores na escola”, ressaltou o tenente do CBMMA.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o prédio será fechado novamente para reparos no sistema elétrico.
O Estado manteve contato com a Prefeitura de São Luís, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.