Irregularidade

Contêineres abarrotados causam mau cheiro na Ilhinha

O Estado registrou ontem um desses depósitos queimado; segundo testemunhas, moradores, na tentativa de atear fogo nos resíduos, acabaram incendiando

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Três contêineres de lixo instalados na Avenida Ferreira Gullar, no bairro Ilhinha, em São Luís, estão esborrando de entulhos acumulados e não há mais espaços para novos descartes. Ontem, um desses depósitos estava queimado e, de acordo com testemunhas, moradores, na tentativa de atear fogo nos resíduos, acabaram incendiando a estrutura.

O comerciante Jânio Alves, de 38 anos, disparou que é imprevisível o dia em que os entulhos são coletados pelo carro do lixo. “O carro do lixo passa sempre por aqui, porém nem sempre recolhem os resíduos que ficam acumulados nos contêineres. Nós sofremos com esse mau cheiro e também com o aparecimento de bichos nocivos à saúde. Ainda queimaram um desses e gerou muita fumaça, disse.

“Eu não moro nessa região, mas passo todos os dias por aqui para ir ao trabalho e me sinto muito incomodada com essa situação. Acredito que inalar esse odor, pode ocasionar problemas de saúde. A Prefeitura deveria vir, com urgência, resolver isso. Os moradores já não tem mais local para descartar os entulhos”, reclamou a servente Alcilene Ribeiro Costa, de 51 anos.

A autônoma Ângela de Sousa, de 30 anos, explicou que os depósitos não suportam a demanda da quantidade de lixo que é descartado diariamente pela população da área. “Esses três contêineres ficam cheios rapidamente. A Prefeitura vem, recolhe, no outro dia, já está cheio. Deveriam instalar mais depósitos como esses e em pontos alternados, porque estão muito juntos”, relatou Sousa.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana esclareceu ontem, que o acúmulo de lixo ao longo da Avenida Ferreira Gullar é decorrente do descarte irregular de resíduos sólidos. Na avenida, é feita a cole­ta diariamente no período diurno e noturno, pois, além da programação de coleta dos grandes corredores, que contempla as vias de tráfego na capital, a via recebe ainda a coleta domiciliar, que na região dos bairros São Francisco e Ilhinha é feita diariamente no período noturno. Também são feitas ações de remoção manual e mecanizada frequentemente para evitar o acúmulo de resíduos na área.

Além disso, em janeiro deste ano a Prefeitura de São Luís inaugurou um Ecoponto na avenida onde a população deve fazer a entrega de restos de entulho de construção civil, poda e capina doméstica, restos de gesso, madeira, móveis e eletrodomésticos sem serventia, além de materiais recicláveis (papel/papelão), plástico, vidro e metal. O Ecoponto São Francisco funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h.

O órgão pede ainda à população que não descarte o lixo ao longo da avenida e que acondicione seu lixo doméstico da forma correta, colocando-os em sacos plásticos bem fechados e deixando em sua porta, conforme o horário da coleta domiciliar. Como na região do São Francisco e Ilhinha a coleta é feita diariamente no período noturno, os moradores devem colocar o lixo doméstico em suas portas a partir das 18h, para evitar a exposição por tempo desnecessário.

O Comitê informa ainda que vai reforçar o monitoramento do serviço de limpeza na área. Denúncias ou reclamações podem ser feitas por meio da Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana por meio do telefone 0800 098 1636.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.