Eleições 2018

Zapata destaca em plano aumento do número de mortes em leitos do MA

Dados do SUS apontam que óbitos aumentaram em 12% em três anos

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(Ramon Zapata)

SÃO LUÍS - O professor Ramon Zapata, candidato a governador pelo PSTU, destaca em seu plano de governo um preocupante dado. Ele será o primeiro entrevistado da Sabatina O Estado, nesta segunda-feira, 20.

Segundo ele, nos últimos três anos, conforme dados do SUS, houve um aumento de 12% em número de mortes em leitos no Maranhão. Foram 9.857 casos só em 2017).

"Os corredores dos hospitais da rede pública e privada estão superlotados e até parto é realizado na porta da maternidade. O governo Flávio Dino mantém o modelo de privatização da saúde, entregando bilhões para empresas privadas gerirem a saúde pública. Empresas que não respeitam os profissionais, atrasando salários por meses, e prestando um péssimo serviço nas UPA´s e hospitais. Os hospitais que foram construídos funcionam com muita precariedade, sem concurso público para profissionais da saúde e sem verbas de manutenção garantidas", destacou.

De acordo com reportagem de O Estado sobre o tema, publicada em fevereiro, em 2014 haviam sido registrados 8.772 óbitos em leitos do SUS no Maranhão (veja mais).

Zapata diz ser contra o modelo de terceirização da saúde estadual.

"Somos contra o repasse da gestão das unidades de saúde para a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), empresa de direito privado criada em 2012 no governo Roseana Sarney, cuja lei foi alterada pelo atual governador para prever contratação temporária, precarizando o trabalho dos profissionais", completou.

A Sabatina O Estado com a participação do candidato do PSTU começa às 10h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.