Eleições 2018

Nova pesquisa mostra que Lula continua liderando a corrida presidencial

Instituto MDA em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou pesquisa mostrando o petista na liderança pela Presidência da República

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Além de liderar no primeiro turno, cenários de segundo turno mostram que Lula venceria se fosse candidato
Além de liderar no primeiro turno, cenários de segundo turno mostram que Lula venceria se fosse candidato (Lula)

Brasília - Mesmo preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários de segundo turno testados. É o que mostra pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 20, pelo instituto MDA em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Para estes cenários, o Instituto MDA testou todas as combinações possíveis envolvendo apenas Lula, Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT).
Num eventual segundo turno entre Lula e o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, por exemplo, o petista registra 50,1% da preferência do eleitorado contra 26,4% do deputado federal. Nessa disputa, os brancos e nulos alcançariam 19,1% e os indecisos seriam 4,4%
Contra a candidata da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, Lula tem 49,8% e a ex-ministra do Meio Ambiente fica com 18,8%.
Já numa disputa contra o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, Lula pontua 49,5% e o tucano registra 20,4%.
O outro cenário no Lula também sai como vencedor é contra o candidato do PDT, Ciro Gomes. Num segundo turno entre os dois, o ex-presidente tem 49,4% e Ciro Gomes fica com 18,5%.

Sem Lula

Num cenário de segundo turno sem Lula, mas com Bolsonaro, o quadro é de empates técnicos. O candidato do PSL empata tanto com Marina Silva, como com Alckmin e Ciro Gomes.
Quando Bolsonaro enfrenta Marina, por exemplo, ele atinge 29,3% contra 29,1% dela.
Contra Alckmin, Bolsonaro tem 29,4% e o tucano fica com 26,4%. Já na disputa contra Ciro, Bolsonaro alcança 29,4% e o pedetista tem 28,2%.

Sem Lula e Bolsonaro

O instituto MDA também testou cenários de segundo turno sem Lula e Bolsonaro. Nestes casos, os resultados também apontam para empate técnico entre os candidatos possíveis. É o caso da disputa entre Marina Silva e Alckmin.
Nessa disputa ela teria 26,7% e o tucano ficaria com 23,9%. Já em um segundo turno entre Ciro e Marina, ele teria 26,1% e ela alcançaria 25,2%. Há também empate na disputa entre Ciro e Alckmin. Neste caso, o candidato do PDT teria 25,3% e o tucano ficaria com 22%.

Rejeição

Os candidatos Jair Bolsonaro, Geraldo Alckmin e Marina Silva estão empatados tecnicamente em nível de rejeição, com 53,7%, 52,5% e 52,7% respectivamente. Depois, o candidato mais rejeitado é Henrique Meirelles, com 46,8%, seguido por Ciro Gomes, com 44,1%, e que está empatado tecnicamente com o ex-presidente Lula (41,9%).
Alvaro Dias é o candidato com menor índice de rejeição (27,9%).

Mais

A pesquisa da CNT, em parceria com a MDA está registrada no TSE sob o número BR-09086/2018. Foram realizadas 2.002 entrevistas em 137 municípios de 25 unidades de federação entre os dias de 15 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, considerando o nível de confiança de 95%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.