Eleições

Conheça as opiniões e propostas de Ramon Zapata (PSTU) para o governo

Discurso ideológico e proposta única para todos os assuntos abordados marcam primeira sabatina de O Estado do Maranhão

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Conselhos populares foram apresentados por Zapata como solução para todos os temas abordados na sabatina.
Conselhos populares foram apresentados por Zapata como solução para todos os temas abordados na sabatina. (Ramon Zapata (PSTU))

O professor Ramon Zapata, candidato do PSTU ao governo do estado, foi o primeiro dos entrevistados das sabatinas promovidas pelo jornal O Estado do Maranhão. Em uma hora de sabatina com os jornalistas Marco D’Eça, Gilberto Léda e Carla Lima, Ramon expôs suas principais ideias e propostas para o Maranhão.

TEMAS

Como forma de garantir idoneidade à entrevista, os temas abordados foram sorteados pelo candidato. No caso de Ramon Zapata, os escolhidos foram: educação, segurança pública e cultura.

Perguntado sobre o programa Escola Digna pelo jornalista Gilberto Léda no tema educação, o candidato tergiversou e lançou dados sobre a evolução da educação na história. Falando da Grécia e Idade Média. A necessidade de superação da forma de produção capitalista e pela implantação do socialismo foi defendida pelo candidato. Abordagem que foi reproduzida em todos os temas subsequentes.

Zapata constatou a baixa qualidade do sistema de ensino, tanto público quanto privado. A única referência objetiva ao programa Escola Digna foi a de que ele é obrigado a comprar os pincéis.

Sobre a segurança pública, Zapata prometeu desmilitarizar a polícia e transformar a corporação em uma espécie de sindicato. No modelo proposto por ele, a categoria iria decidir o que fazer e como proceder.

Perguntado pelo jornalista Marco D’Eça sobre a suspeita de acordo entre governo e facções criminosas para manter a ordem em Pedrinhas, o candidato mais uma vez ladeou o tema e falou sobre a necessidade de conselhos populares para determinar os rumos dentro dos presídios.

A proposta também foi apresentada para o último tema abordado, cultura. Zapata afirmou que a comercialização de bens culturais deveria ser proibida, que todos deveriam ter acesso gratuito e este deveria ser custeado pelo governo. A forma como esses recursos seriam gastos iria ser determinada, assim como na educação e segurança pública, por conselhos populares.

OS NÚMEROS DE ZAPATA E A REALIDADE

Durante a sabatina o candidato lançou mão em vários números para justificar suas propostas. O Estado do Maranhão checou alguns desses números. Veja o resultado.

POBREZA NO MUNDO: Zapata – 2.3 bilhões de pessoas abaixo da linha da pobreza no mundo (2/3 da humanidade) / Realidade – 767 milhões de pessoas.

NÚMERO DE DESOCUPADOS NO BRASIL: Zapata – 70 milhões de desocupados no Brasil / Realidade – 27.7 milhões

PIB DO MARANHÃO: Zapata – R$ 70 bilhões / Realidade - R$ 78 bilhões

MARANHÃO E LATIFÚNDIO: Zapata afirmou que o estado possui as maiores concentrações de latifúndios do Brasil. Números do último Censo Agropecuário mostram que o Mato Grosso é o estado que mais concentra latifúndios no Brasil. Em segundo lugar o Mato Grosso do Sul e em terceiro lugar o Pará.

AGRICULTURA FAMILIAR: Zapata – 70% do alimento no Brasil é produzido por agricultores familiares / Realidade - 70%

NÚMERO DE ANALFABETOS NO MARANHÃO: Zapata – 800 mil / Realidade – 850 mil

DESEMPREGO: Zapata – Maranhão possui os piores índices de desemprego do pais / Realidade – a Bahia é o estado com os piores índices de desemprego do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.