Eleições

Sabatina O Estado vai pautar discussões entre candidatos no início da campanha

Primeiro sabatinado pela equipe de Política de O Estado será o candidato do PSTU, Ramon Zapata, na segunda-feira, a partir das 11h

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Em 2016 Edivaldo foi entrevistado e falou sobre o destino do VLT em São Luís
Em 2016 Edivaldo foi entrevistado e falou sobre o destino do VLT em São Luís (Sabatina)

O programa Sabatina O Estado, que terá início na segunda-feira com a participação do candidato do PSTU, Ramon Zapata, deverá pautar os debates entre os candidatos ao Governo do Maranhão no início do período da campanha eleitoral.

Foi exatamente o que ocorreu em 2016, na primeira edição do programa - com transmissão ao vivo no site de O Estado e nas redes sociais -, ocasião em que todos os candidatos a prefeito de São Luís foram sabatinados.

Naquela oportunidade, temas como o destino do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) - adquirido na gestão João Castelo, em 2012 por R$ 7 milhões -, e o investimento em mobilidade urbana foram intensificados pelos candidatos em debates, após Sabatina.

A participação de internautas também foi decisiva para o sucesso do programa. Além de instigarem os candidatos a falar sobre o destino do VLT - que até hoje está se deteriorando num galpão no bairro Tirirical -, os participantes via internet levantaram temas como a realização de concurso público, abandono das escolas da rede municipal de ensino e o sucatamento dos hospitais e postos de saúde da capital.

Com a eleição voltada agora para a disputa do Governo do Estado, a perspectiva é de que o programa paute novamente os debates políticos.

O próprio formato da Sabatina contribui para que o cenário se consolide.

Pensado para promover uma espécie de bate-papo aberto e cordial entre jornalistas e candidatos, o programa - com uma hora ininterrupta de duração -, permite maior abrangência na discussão de temas e profundidade dos candidatos nas respostas.

Por isso, a análise de dois ou mais candidatos sobre determinado tema acaba ganhando forte repercussão no meio político, abrindo assim, inevitavelmente, a possibilidade de novos debates entre os concorrentes.

Ordem das entrevistas - A ordem de entrevista dos candidatos ao Governo do Maranhão na Sabatina O Estado foi definida por meio de sorteio, transmitido ao vivo pelo veículo na semana passada, e realizado por representantes dos próprios postulantes.

Amanhã o primeiro sabatinado será Ramon Zapata. Na terça-feira, 21, será a vez de Odivio Neto, do PSOL. O terceiro entrevistado, na quarta-feira, 22, será o senador Roberto Rocha, candidato do PSDB; seguido do governador Flávio Dino(PCdoB), na quinta-feira, 23; e da ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (PSL), na sexta, 24. Roseana Sarney (MDB) encerra a sabatina na segunda-feira, dia 27.

Em caso de desistência de um candidato, ou ausência da Sabatina sem aviso prévio, O Estado manterá a programação apenas para explicar ao leitor, internauta e eventuais acompanhantes on-line, quem seria o entrevistado daquele dia e horário.

Saiba Mais

A sabatina será transmitida ao vivo pelo site e redes sociais de O Estado e está vedada a transmissão simultânea pelas redes sociais dos candidatos ou dos seus assessores/representantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.