ELEIÇÕES

Ministério Público lança campanha para conscientizar eleitorado da terceira idade

Ação conta com a participação da Promotoria de Justiça de Defesa dos Idosos e grupos sociais; evento de lançamento foi realizado na praça Dom Pedro II; intenção é levar a campanha a todos os municípios

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - Com o tema “Idoso consciente: voto inteligente”, a campanha de esclarecimento sobre o papel da terceira idade nas eleições foi lançada, na manhã de ontem (19), pelo Ministério Público do Maranhão, em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa dos Idosos e associações da classe. O evento de lançamento ocorreu na praça Dom Pedro II, em São Luís, mas a intenção é de que, até as eleições, a campanha chegue a outros municípios do estado.

É fundamental conscientizar a população idosa sobre a importância do voto para a construção e manutenção da democracia, além de garantia de seus direitos como cidadãos. Com esse objetivo surgiu a iniciativa, por parte das defensorias dos idosos e apoio do Ministério Público, para o lançamento da campanha, como explicou o Procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.

“O Ministério Público está apoiando essa iniciativa para poder fazer esse despertar, essa conscientização da sociedade sobre a importância do voto. Nós temos hoje mais de 18% do eleitorado apto a votar, representado por idosos, no entanto, mais de 70% estão deixando de comparecer às urnas. A cidadania não tem idade, e nós entendemos que eles são pessoas conscientes e podem dar um voto inteligente em favor de políticas públicas inclusivas para esse segmento importante da nossa sociedade”, esclareceu.

Além da capital, o projeto deverá alcanças outros municípios maranhenses até o dia sete de outubro, quando serão realizadas, em todo o país, as eleições de deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da república. “O Ministério Público está encampando [a campanha] como um projeto institucional para que nós possamos, juntamente a todos os parceiros, disseminá-la por todo o estado do Maranhão até as eleições”, ressaltou.

Para os idosos, a campanha é necessária para evidenciar a importância da terceira idade nas decisões sociais. Em todo o Brasil cerca de 30 milhões de idosos estão aptos a votar, sendo 850 mil no Maranhão e 150 mil em São Luís, o que demonstra a força decisiva da classe na democracia do país, o que, de acordo com a coordenadora do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa, Socorro Ferreira, representa o resgate da cidadania para os idosos.

“Esse é um momento inédito de cidadania. Nós, da terceira idade, da melhor idade, precisamos ser respeitados, ter a dignidade resgatada, os direitos resgatados. O Ministério Público nos convidou e nós estamos aqui dizendo sim para esse momento de resgate de cidadania para nós que ainda somos invisíveis na sociedade”, destacou.

Para a eleitora e aposentada Maridete Soares, a iniciativa é válida e, além de chamar atenção da sociedade em geral, incentiva os idosos a exercerem a cidadania. “Eu, por exemplo, que já tenho 72, não queria mais sair ter de casa para votar, mas com tudo o que está acontecendo, o que é não é feito pelos idosos, a gente precisa repensar em participar dessas decisões”, ressaltou.

Essa alternativa também foi destacada pelo defensor público Cosmo Sobral, que chamou atenção para a representatividade política da terceira idade. “Estudos mostram que a população idosa está crescendo no Brasil, ações com essa são importantes para a reflexão do idoso sobre sua participação nas decisões políticas no país em um momento em que a abstenção desse grupo é muito crescente. Nós queremos, com essa campanha, chamar o idoso, conclamar, para que ele compreenda, reflita sobre sua participação nas eleições, levando em conta os projetos e programas dos candidatos”, esclareceu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.