SAÚDE

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar tem ações

Evento aconteceu, simultaneamente, nos shoppings São Luís e Rio Anil; objetivo foi passar conhecimentos sobre as técnicas e a importância de saber manuseá-las durante uma parada

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Em alusão ao Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, celebrado no dia 18, foram realizadas ações que objetivaram propagar informações acerca do processo de reanimação cardíaca com orientações de técnicas básicas até a chegada do socorro básico. O evento foi uma realização da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência (Late-MA) em parceria com a Bernardino Med e com o apoio do Hospital São Domingos (HSD). O evento aconteceu nos shoppings Rio Anil, no Turu, e São Luís, no Jaracaty, simultanemente.

Durante as ações, que duraram 12h, nos dois shoppings, foram mostradas técnicas básicas aos visitantes. Os conhecimentos foram passados por médicos e estudantes de instituições promotoras. “Com essa mobilização, a gente consegue sensibilizar, em um único dia, muitas pessoas sobre a importância da identificação de uma parada precocemente, tal como da atuação correta diante de uma parada cardíaca”, frisou o médico e coordenador do Centro de Simulação Realística do HSD, Luís Carlos Bernardino Júnior.

“A maior parte das pessoas não sabe agir diante de uma parada cardíaca. Isso leva a atitudes inadequadas como, por exemplo, levar a vítima para o hospital, e essa medida acaba sendo fatal, porque a cada 1 minuto que você retarda o início da reanimação, você reduz em 10% a chance de sobrevida da vítima”, completou o médico.

Ação
Durante as simulações, foram utilizados manequins de reanimação, simuladores de corpo humano, para que população pudesse aprender a exercitar a reanimação cardiopulmonar (RCP), utilizando apenas as mãos, além de aprender, também, a usar o desfibrilador externo automático (DEA), equipamento necessário para reverter arritmias cardiorrespiratórias (PCR), aparelho este que pode ser utilizado por qualquer pessoa, mesmo não sendo profissional de saúde. “Trouxemos os equipamentos simuladores para treinar as pessoas como identificar a parada e como agir”, ressaltou Bernardino Júnior.

Experiência
Além de fazerem parte da organização e promoção do evento, e serem, acima de tudo, fundadores do Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, para os acadêmicos que integram o Late-MA, o evento não deixou de ser mais um aprendizado e um conhecimento para o currículo de cada, sem contar que exerceram a profissão que escolheram para o futuro na ocasião, ensinando a população o certo para uma ocasião de parada cardíaca.

“É uma experiência enriquecedora. A gente, nas nossas práticas durante o curso, em estágios, lida com essas situações e sabe da importância que é fazer uma reanimação cardiopulmonar e saber o que fazer naquela ocasião, então, já que esse conhecimento é tão importante, ele não poderia ficar retido com a gente, sendo que todos podem ajudar a salvar vidas", destacou o presidente da LATE-MA.

Para a estudante do curso de Letras, Maria Vitória Martins, que foi ao shopping Rio Anil para visitar e tomar conhecimento sobre as técnicas de reanimação, a experiência foi ainda mais enriquecedora. "Esse evento é muito importante porque as pessoas não têm o conhecimento sobre como agir em relação a essas situações. Então, as pessoas precisam dar mais valor. Para mim, foi muito importante porque, com isso, a partir de agora já saberei como reagir", enfatizou.

Sobre o dia
A parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível. Pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, podendo acometer familiares e amigos.

Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver. As estatísticas mostram que quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas.

Reanimação cardiopulmonar
A Reanimação Cardiopulmonar promove o bombeamento do sangue substituindo a função do coração. É utilizada nos casos de parada cardíaca e consiste na combinação de compressões no centro do tórax da vítima e ventilações.

A Reanimação Cardiopulmonar pode ser empregada por todas as pessoas. Não há necessidade de ser profissional de saúde. No entanto, para o leigo, é recomendado atualmente apenas as compressões torácicas, deixando as ventilações para socorristas treinados.

Já foi comprovado que apenas as compressões no centro do tórax da vítima possuem alta eficácia e reduzem o receio da população em iniciar as manobras de reanimação.

SAIBA MAIS

A causa mais grave de perda de consciência é a parada cardiorrespiratória (PCR), que leva à interrupção do fluxo sanguíneo cerebral. Caso não sejam iniciadas as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), em poucos minutos a vítima morrerá.

É importante agir rápido...

- Cada minuto sem RPC reduz em 10% as chances de a pessoa sobreviver
- Após 3 minutos sem RPC, neurônio começam a morrer, levando a lesões cerebrais irreversíveis

Tempo perdido é vida perdida

A RPC promove o bombeamento do sangue, substituindo a função do coração até o retorno da circulação espontânea.

Reanimação Cardiopulmonar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.