Saúde

A prática de atividade física e os pacientes com doença respiratória crônica

A prescrição para qualquer exercício deve ser realizada por testes de função pulmonar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
A atividade física pode se revelar contraindicada em casos de doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite
A atividade física pode se revelar contraindicada em casos de doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite (esportes)

SÃO PAULO – A prática regular de exercícios faz bem à saúde, esse é um assunto bastante difundido nos últimos tempos e que todos têm conhecimento. Mas a atividade física pode se revelar contraindicada em casos de doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite. Claro que esse impedimento depende do nível de gravidade da doença.

Os especialistas da MAPFRE Saúde alertam que os pacientes com asma controlada não têm restrições quanto à prática de atividades físicas, mas a escolha do local merece atenção. Nas grandes cidades, fazer caminhadas ou corridas ao ar livre, às vezes, significa exposição a um ar poluído especialmente danoso ao indivíduo asmático. O mais indicado é se exercitar em ambientes com temperatura controlada, como academias.

Já pessoas com bronquite e enfisema pulmonar podem se beneficiar de uma combinação de atividades físicas com uso frequente de broncodilatadores inalatórios indicados pelo médico especializado. Em grande parte dos casos, os exercícios são indicados para a melhora do condicionamento físico do paciente e também da sua capacidade respiratória.

Estudos apontam que uma frequência de atividades físicas contribui para a reabilitação pulmonar e o aumento da qualidade de vida de pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Mas os especialistas alertam que, antes de iniciar qualquer atividade física, é preciso avaliação do grau de incapacidade respiratória, realizado por meio de testes de função pulmonar. A escolha das atividades que mais se enquadrem em cada caso também vai sofrer influência de dados como ventilação, frequência respiratória e volume de ar corrente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.